Notícia

Revista Fórum online

Pesquisadores encontram novo coronavírus ativo em pacientes infectados há dez dias

Publicado em 18 fevereiro 2021

Um estudo conduzido por pesquisadores do Instituto de Medicina Tropical da USP (IMT-USP) sugere que seria arriscado reduzir de 14 para 10 dias a quarentena para casos leves e moderados de Covid-19. Essa medida foi recomendada pelo Centro de Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos em outubro do ano passado.

No estudo, feito com pessoas infectadas pelo Sars-Cov-2 havia 10 dias, os pesquisadores encontraram o vírus ativo em 25% das amostras. Esse vírus seria capaz de infectar outras pessoas.

Os pesquisadores trabalharam com 29 amostras de secreção de nariz e faringe de pacientes com diagnóstico confirmado por teste de RT-PCR. O material foi coletado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Araraquara no décimo dia após o início dos sintomas e, em laboratório, inoculado em culturas de célula. Em sete delas, eles encontrável o que chamaram de vírus viável. Nessas amostras, o Sars-Cov-2 se mostrou capaz de infectar as células e de se replicar in vitro.

Em teoria, portanto, pessoas que tivessem contato com gotículas de saliva expelidas por 25% desses pacientes no período em que o material foi coletado ainda poderiam ser contaminadas.

A pesquisadora Camila Romano, do IMT-USP e do Hospital das Clínicas da USP, que participa do estudo, disse que o resultado surpreendeu, pela alta quantidade de amostras que continham vírus ainda ativos. “Em outros estudos em que o vírus tinha sido encontrado vivo dias depois da infecção, 16 ou até 18 dias depois, eram casos isolados, sempre com um porém, um paciente imunodeprimido, por exemplo”, afirmou.

Ela conta que o estudo foi iniciado em julho do ano passado e a ideia era exatamente entender por quanto tempo os vírus continuavam ativos em pacientes com casos leves a moderados, que não ficavam internados. Inicialmente, eram coletadas amostras de pessoas infectadas havia 14 dias. Com a mudança de prazo de quarentena recomendada pelo CDC em outubro, eles passaram a coletar amostras de pessoas que tinham apresentado sintomas havia 10 dias.

Um dado que chamou a atenção dos pesquisadores, conta Camila, é que dois dos sete pacientes em que o vírus estava ativo estavam totalmente sem sintomas. Ela lembra que, na recomendação do CDC, a ausência de sintomas era um dos itens a indicar que a pessoa poderia sair da quarentena. “Isso mostra que esse não pode ser um critério”, disse.

O estudo, apoiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), foi publicado na plataforma medRxiv, ainda sem revisão por pares.

Camila contou que ele vai continuar: os pesquisadores vão coletar amostras de pacientes infectados há 11 dias, depois 12, e assim por diante, para entender a partir de quanto tempo o vírus passa a ficar inativo.

Fabíola Salani

Graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalhou por mais de 20 anos na Folha de S. Paulo e no Metro Jornal, cobrindo cidades, economia, mobilidade, meio ambiente e política.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Portal R7 Estadão.com UOL Folha de Pernambuco online Portal R7 O Estado (CE) online O Dia (PI) Head Topics (Espanha) Revista Amazônia Recôncavo no Ar Portal de Notícias Virou Manchete Terra Camaçari Notícias São Miguel para Todos BAE Negocios (Argentina) online Jornal da Chapada Blog Saúde e Dicas Plox Blog RN Política em Dia Portal Sorriso (MT) Blog do BG Jornal da Ciência online DCM - Diário do Centro do Mundo Diga Bahia Bahia.ba Santa Portal Portal da Enfermagem Diário da Saúde A Crítica (AM) online Gazeta de Alagoas online Cartão de Visita News Agora RN online Correio do Povo (Porto Alegre, RS) online Amazônia Sem Fronteira Piauí Noticias Jornal Desafio online Blog do Banana CREMEPE - Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco Coluna Supinando Consecti - Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I Portal O Dia Diário do Pará online Metropóles Galileu online BN - Bahia Notícias Saense Agencia Global de Información (México) Camaçari Notícias Cidadão Consumidor Portal do Cerrado Martins em Pauta FMUSP - Faculdade de Medicina da USP Atemporal Portal Prudentino Sol Nascente Melhor Portal Gongogi Jornal O Imparcial (Araraquara, SP) online Plantão News (MT) Vida & Ação Jornal O Imparcial (Araraquara, SP) Sanar Med Expresso 222 Portal Varada Desacato 93 Notícias Professor José Costa Farmacêutico Márcio Antoniassi TV & VC? Rádio Uau Guia Viver Bem São Paulo FM Dia a Dia Nordeste