Notícia

Nossa São Carlos

Pesquisadores do IQSC desenvolvem catalisador mais barato e eficiente

Publicado em 23 abril 2020

Pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP deram um passo importante na direção das tecnologias de conversão de energia mais baratas e livres de pegada de carbono.

Os catalisadores são responsáveis por importantes processos na indústria química e de transformação. A baixa eficiência, a escassez dos metais preciosos normalmente utilizados e o consequente custo dos catalisadores mais comuns, dificultam a expansão de sistemas importantes, como por exemplo, células a combustível, baterias metal-ar e eletrolisadores de água.

A pesquisa desenvolvida no Grupo de Eletroquímica do IQSC/USP, levou ao design de um novo material para ser utilizado como catalisador para algumas reações de conversão de energia. A proporção ideal entre os metais usados parece ser a chave para o desempenho. “A estratégia de design fornece um novo protocolo, não apenas para a construção de catalisadores de alto desempenho, mas também com potencial para desenvolver um sistema eficiente de armazenamento de energia (supercapacitor)”, informam os pesquisadores.

O trabalho foi desenvolvido pelo Doutor Mohd. Khalid, bolsista de pós-doutorado da FAPESP; seu supervisor, professor Hamilton Varela ; e contou com a colaboração da doutoranda Ana Maria Borges Honorato e do professor Germano Tremiliosi Filho.

A pesquisa foi aceita para publicação no Journal of Materials Chemistry A, periódico da Royal Society of Chemistry. O artigo “Trifunctional catalytic activities of trimetallic FeCoNi alloy nanoparticles embedded in carbon shell and for efficient overall water splitting“, pode ser acessado clicando aqui .

por Sandra Zambon (Comunicação IQSC) com informações dos pesquisadores

Informações: comunicacao@iqsc.usp.br

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Instituto de Química de São Carlos