Notícia

O Vale

Pesquisadores do Inpe ajudam a contar a história de São Paulo

Publicado em 13 maio 2017

Por Caique Toledo

A história da maior cidade da América em formato digital. Lançado no Arquivo Público do Estado de São Paulo, o projeto Pauliceia 2.0 tem como principal objetivo desenvolver e disponibilizar uma base cartográfica digital histórica da capital paulista.

O projeto é baseado em geotecnologias desenvolvidas pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de São José, como o TerraLib e o TerraBrasilis.

Além dos pesquisadores joseenses, também participaram da criação a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o Arquivo do Estado e a Emory University, com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Segundo os responsáveis pelo projeto, "pretende-se, assim, criar as condições para o enriquecimento das abordagens da história de São Paulo do período 1870-1940, em conformidade com os mais recentes e interessantes desdobramentos das chamadas humanidades digitais, voltados ao trabalho colaborativo e à livre circulação do conhecimento".

PROJETO.

O Pauliceia 2.0 será um portal que vai permitir a interatividade de pesquisadores, que poderão alimentar sua base de dados, produzindo mapas, visualizações e informações de suas próprias pesquisas.

Segundo os pesquisadores do Inpe Gilberto Ribeiro de Queiroz e Nandamudi Lankalapalli Vijaykumar, que participaram do projeto, o uso das geotecnologias permite um mapeamento colaborativo da história da cidade.