CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Pesquisadores do INCT de Astrofísica publicam 100 artigos em oito meses

Publicado em 15 setembro 2009

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Astrofísica (INCT-A) é um instituto virtual que reúne 144 doutores em Astrofísica, pertencentes a 29 instituições brasileiras.

Os pesquisadores ligados ao Instituto já publicaram 100 artigos nos primeiros oito meses de 2009. Todos esses artigos foram publicados em revistas indexadas e de circulação internacional. Desses, 84% foram publicados em revistas definidos pela CAPES como sendo "Qualis A" e 11% em revistas "Qualis B", revistas de grande impacto internacional.

O INCT tem uma atuação de caráter estratégico. Sua missão é "Inserir a astronomia brasileira no futuro da astronomia mundial". Para isso, foram estabelecidos cinco objetivos estratégicos, entre eles o de maximizar o retorno dos investimentos já realizados, tanto do ponto de vista científico, incentivo ao desenvolvimento de instrumentação, formação de recursos humanos e incentivo a grupos emergentes; preparar a comunidade para extrair informação cientifica de grandes bancos de dados; implantar uma rede de Observatórios Virtuais; propor novos projetos de infra-estrutura científica e estruturar cursos de ensino de astronomia a distância para professores de ciências.

A listagem dos artigos publicados, bem como a descrição dos objetivos estratégicos, podem ser encontrados na página do INCT-A: www.astro.iag.usp.br/~incta

O INCT de Astrofísica é financiado pelo CNPq e pela FAPESP.

Assessoria de Comunicação Social do CNPq