Notícia

São Carlos Dia e Noite

Pesquisadores do CDMF na UFSCar lançam livro com imagens da Nanoarte

Publicado em 09 junho 2015

O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) lançou neste mês o livro "Nanoarte: A arte de fazer arte". A obra reúne imagens que retratam o mundo da nanotecnologia, elaboradas por técnicos-administrativos e pesquisadores do Centro na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Ricardo Tranquilin e Rorivaldo Camargo são os idealizadores do projeto e principais autores das imagens publicadas no livro, coordenado pelo professor Elson Longo.

As fotos foram captadas no microscópio e produzidas a partir dos materiais estudados pelos alunos de graduação e pós-graduação do CDMF, como prata, ouro e outros compostos sintetizados no laboratório.

De uma forma simplificada, nanotecnologia é o termo utilizado para descrever a criação, manipulação e exploração de materiais em escala nanométrica, uma escala cem mil vezes menor do que o olho humano pode observar. Dessa forma, um nanômetro equivale a um metro dividido por um bilhão, ou seja, um fio de cabelo é cem mil vezes maior que um nanômetro. Já a Nanoarte mistura ciência e conceitos artísticos em figuras que surgem a partir de imagens feitas em um microscópio eletrônico de varredura (MEV) e são coloridas por meio de computação gráfica.

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O Centro também recebe investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN). Além da UFSCar, compõem o CDMF a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).

A exposição "Nanoarte", composta com as imagens publicadas no livro, já esteve em diversas cidades do Brasil e do mundo, como São Carlos, Franca e Tatuí, em São Paulo, Natal, no Rio Grande do Norte, Nova Iorque, nos Estados Unidos, San Sebastian e Castellón, na Espanha, e Tel Aviv, em Israel. No fim de 2014, a exposição esteve ainda no terceiro Festival Internacional de NanoArt, na Romênia.

O livro "Nanoarte: A arte de fazer arte" está sendo distribuído gratuitamente. Mais informações pelo telefone (16) 3351-8214.

Redação