Notícia

EBC Rádios

PESQUISADORES DESENVOLVERAM LINHAGEM DE PEIXE RESISTÊNCIA A UMA BACTÉRIA

Publicado em 22 fevereiro 2021

Para desenvolver linhagem resistente a patógeno, peixes da espécie pacu (Piaractus mesopotamicus), foram geneticamente selecionados por um grupo de estudiosos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) apoiados pela FAPESP, por ser mas resistente à bacteria Aeromonas hydrophila, que é a grande causadora dos prejuízos na piscicultura no mundo todo.

Para desenvolver linhagem resistente a patógeno, peixes da espécie pacú (Piaractus mesopotamicus), foram geneticamente selecionados por um grupo de estudiosos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) apoiados pela FAPESP, por ser mais resistente à bacteria Aeromonas hydrophila, que é a grande causadora dos prejuízos na piscicultura no mundo todo.

Sobre essa tecnologia na psicultura, o Brasil Rural falou com Diogo Teruo Hashimoto, Pesquisador do Centro de Aquicultura da Unesp (Caunesp) e coordenador dos estudos.

De acordo com o pesquisador, o grande objetivo desse estudo é usar a resistência natural do animal fazendo uma seleção natural de peixes nativos, e com isso reduzir o uso de antibióticos vem a causar danos.

Ouça a entrevista no play abaixo