Notícia

Ouro Verde

Pesquisadores desenvolvem testes rápidos para diagnóstico de Covid-19

Publicado em 01 julho 2021

Pesquisadores no Estado de São Paulo estão desenvolvendo testes rápidos e baratos para ampliar a capacidadede diagnosticaraCOVID-19. As iniciativas utilizam diferentes estratégias para detectar o vírus ou os anticorpos gerados pelo organismo para combatê-lo. O objetivo é identificar com precisão quem está infectado e também aqueles que já tiveram a doença, mesmo que de forma assintomática, e que, em teoria, estariam imunizados.

Algumas dessasiniciativas de testes rápidos para o novo coronavírus (SARS-CoV-2) são desdobramentos de pesquisas anteriores para a detecção de infecções por zika, dengue ou outras doenças virais e que agora recebem nova modelagem para a detecção daCOVID-19.

“Precisamos considerar que a expectativa é que a epidemia dure um tempo ainda. É possível que tenhamos outras ondas de infecção e é essencial contar com diferentes tipos de testes para ter dados epidemiológicos e tambémplanejar medidas de isolamento social e de liberação depessoa para o trabalho. Ao aumentar a testagem, é possível identificar casos leves, graves e quem está curado, além daqueles que já foram infectados e não sabem que tiveram a doença”, diz Edison Durigon, professor do Instituto de Ciências Biomédicasda Universidade de São Paulo (ICB-USP) que tem realizado várias pesquisas relacionadasao novo coronavírus.

No ICB-USP, pesquisadores estão desenvolvendo testes de tira(fitas semelhantes às dotestede gravidez) para detectar, em 15 minutos, se o vírus causador da COVID-19 está na secreção do nariz ou da garganta do indivíduo. O estudo foi aprovadopela FAPESP no âmbito do edital Suplementos de Rápida Implementação contra COVID-19, lançado para agilizar o financiamento de estudos que ajudem a combater a pandemia.

A pesquisa já está em fase avançada e os testes devem ficar prontos em maio. Todos os insumos necessários, como os antígenos do vírus e os anticorpos, estão sendo desenvolvidos no próprio laboratório da USP, o que evita a necessidade de importar reagentes neste período de grande procura emtodos os países do mundo.

“Conseguimos isolar o vírus do paciente número 1 no Brasil e produzir em laboratório três proteínas de superfícieque permitem a identificar o patógeno em testes desse tipo. Atualmente, o estudo está na fase de inoculação dessas proteínas em animais de laboratório (ratos, coelhos e cabras) para ter quantidade de soro suficiente para produzir os primeiros testes rápidos”, dizDurigon,um dos coordenadores da pesquisa.

De acordo com o pesquisador, o desenvolvimento de testes para COVID-19 seguea mesma linha de pesquisa e metodologia realizadas durante a epidemia de zika. “O desenvolvimento desse teste surgiu a partir de todo o conhecimento que tivemos em pesquisas anteriores realizadas para o vírus da zika, em quefoi possível também isolar o vírus, produzir a proteína e desenvolver os testes”, diz

Durigon ressalta que, com as proteínas desenvolvidas no laboratório, será possível no futuro desenvolver testes que detectem os anticorpose, portanto, se o sistema imune do indivíduo está reagindo à infecção do vírus. “Porém, preferimos desenvolver neste momento da epidemia testes que determinem o diagnósticoem 15 minutos. Comesse métodonão é preciso esperar que o indivíduo produza os anticorpos, pois é possívelidentificar o vírus circulante”, diz.

Na tela do telefone

No Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) – um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiado pela FAPESP na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – um sensor eletroquímico está sendo criado para identificar a infecção pelo SARS-CoV-2também nos primeiros dias da doença.

A abordagemutiliza um sensor eletroquímico com nanopartículas de óxido de zinco para detectar a proteína recombinante do novo coronavírusna secreção da garganta ou do nariz de indivíduos possivelmente infectados.

“Com essa estratégia será possível identificar o vírus circulante já no início da infecção. Isso é importante para o controle da pandemia, pois trata-se de um teste rápido capaz de identificar casos iniciais da doença e casos assintomáticos”, diz Talita Mazon, coordenadora do estudo e pesquisadora do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, em Campinas.

De acordo com Mazon, o método utiliza uma placa de circuito impresso – presente na maioria dos aparelhos eletrônicos – com nanoestruturas de óxido de zinco que servem para imobilizar os anticorpos contra as proteínas S1 e S2, presentes na espícula (a coroa) do novo coronavírus.

“Estamos adaptando o método que desenvolvemos para zika e dengue para a detecção da proteína recombinante do SARS-CoV-2 [proteínas virais produzidas em laboratório]via anticorpo imobilizado nas nanoestruturas. Paralelamente, estamos buscamos parcerias com o grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas [Unicamp] que isolou o vírus em laboratório, para modificar a base sensora com padrões do tamanho e da forma do vírus, visando a detecção direta do patógeno. Dessa forma, o teste rápido seria 100% nacional, pois não precisaríamos esperar a importação do anticorpo de laboratórios estrangeiros”, diz Mazonà Agência FAPESP.

Em 15 minutos e com apenas uma gota da secreção da garganta do paciente, é possível identificar a presença da molécula viral representada em gráficos obtidos pelo uso de um equipamento portátil e exibidos em um aplicativo de telefone celular. “Estamos iniciando conversas com a indústria para a produção em larga escala. Se tudo der certo, acredito que em três meses seja possível disponibilizar os sensores”, diz

Detecçãode anticorpos

Outra iniciativa, que vem sendo realizada na Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu, utiliza uma estratégia com nanopartículas de ouro para identificar em 15 minutos a presença de anticorpos para o novo coronavírus na saliva ou outra secreção do paciente.

“Estamos desenvolvendo o mesmo tipo de teste rápido que o Ministério da Saúde precisou importar recentemente. Como temos experiência com esse tipo de testes para outras doenças, como dengue, cinomose canina e, mais recentemente, com o circovírus do porco, estamos adaptando a metodologia para o novo coronavírus”, diz João Pessoa Araújo Júnior, pesquisador do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp.

Para desenvolver os testes, o grupoprecisou importar os anticorpos do tipo imunoglobulina G (IgG) e imunoglobulina M (IgM), proteínas produzidas pelas células de defesa do corpo humano para combater a SARS-CoV-2. O método consiste em uma tira de papel cromatográfico com nanopartículas de ouro recobertas por anticorpos específicos contra o novo coronavírus. Quando uma ponta da tira entra em contato com a secreção do paciente, caso ela tenha o vírus ou a presença de IgG ou IgM, estas se ligam aos anticorpos específicos, provocando uma mudança de cor, visível na linha de teste.

Por se tratar de nanoestruturas, o valor do material não pesaria tanto no custo final do produto. De acordo com as estimativas para os kits de teste para dengue – desenvolvidos pelo mesmo grupo de pesquisadores –, a produção sairia por cerca de R$ 4,00a unidade. No entanto, para os testes dadenguenão foi necessário importar o anticorpo.

“Esse teste é uma espécie de três em um, já que permite saber se o paciente ainda não foi infectado, se está com a doença no momentoou se já a teve no passado. Isso porque os anticorpos do tipoIgM são produzidos na fase aguda da infecção e os do tipo IgG aparecem após o indivíduo teoricamente estar imunizado”, diz Valber Pedrosa, pesquisador do IBB-Unesp .

De acordo com o pesquisador, os testes rápidos possibilitam ter uma real dimensão da epidemia. “Eles são importantes, pois no Brasil estamos contando apenas os casos positivos de pacientes internados emhospitais. Porém, também é necessário saber o número de casos assintomáticos e quantos estão imunizados, para poder planejar com embasamento o fim das quarentenas e das ações para o enfrentamento depossíveis novas ondas da epidemia”, disse.

Testes em clínicas e hospitais

O grupo de pesquisadores do ICB-USP está desenvolvendo outro tipo de testagem, cujo resultado sai em quatrohoras e precisa ser realizado em hospitais ou centros de análises clínicas. Trata-se de uma metodologia conhecida como ELISA (ensaio de imunoabsorção enzimática, na sigla em inglês), teste sorológico utilizado para detectar os anticorpos IgG e IgM e que tem como principal vantagem não precisar de equipamentos muito sofisticados.

“A metodologia de teste ELISA permite saber em que momento da doença o indivíduo está: se infectado, se já está com anticorpos ou se já foi infectado alguma vez na vida. Esse teste será muito útil em uma próxima fase da epidemia, pois identifica as pessoas que já foram infectadas e não sabem que tiveram a doença”, explicaDurigon.

Além dos testes rápidos para aCOVID-19 e o ELISA, que estão em desenvolvimento, há ainda a técnica de PCR em tempo real (sigla em inglês para reação em cadeia da polimerase), método preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que detecta o RNA do vírus circulante no organismo do indivíduo infectado.

Considerado o padrão-ouro dos testes para COVID-19, por ter maior precisão, o resultado fica pronto em cerca de 12 horas. No Brasil essa testagem tem sido realizadaapenas em casos graves.

No Estado de São Paulo, uma plataforma com cerca de 20 laboratórios, na grande maioria públicos e ligados a instituições de pesquisa e ensino do Estado de São Paulo, busca otimizar a realização de testes para diagnóstico da COVID-19(leia mais emagencia.fapesp.br/32924/).

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Portal R7 Rede TV! BOL Agência Brasil Portal R7 Jornal de Piracicaba Jornal Primeira Página Agência Brasil IstoÉ online IstoÉ Dinheiro online O Estado (CE) online UOL Folha de Pernambuco online Correio Braziliense online EBC Rádios Diário de Pernambuco online G1 IstoÉ Dinheiro online Portal R7 SBT Interior Vitrine Patos Blog 3 Poderes Douranews Nosso Estado SC Novo MT Brasiltimes O Melhor da Cidade Oficial News Pauta Capital Notícia SAJ Rádio Sol 87.9 FM Arealva Jundiaí Online Rádio Uau Rádio Uau Rádio Uau InforBahia MSN Portalqn Relata Bahia Se Liga Alagoinhas RV News Rádio Showtime Sidrolândia em Foco Rádio União de Toledo Saúde Press Rádio Rainha da Paz FM 107,3 Novoeste Noroeste Acontece online Notícias ao Minuto Portal Diário Portal da Feira Portal Brasileira Ponto & Vírgula News Piracuruca News Multisom Sertaneja 101,9 FM MSN MS Aqui News Portal do Trairi Página de Polícia Penha News Portal Paripiranguense Notícias da Sua Cidade Matro Grosso News Metropolitana MS Mirante da Bocaina Lucas em foco MaisAM LauroCITY J1 Notícias Jornal A Cidade (Ponta Porã, MS) Jornal Correio do Povo do Paraná Online Jornal Desperta Cidade KAZINFORM - Казинформ (Casaquistão) Jornal Um Só Corpo Rádio Kativa FM 87,9 Guarantã News Grava News - Jornal de Alfenas Imperlove Central Vale Notícias Rádio Continental FM 96.1 Cidade Notícia Garanhuns Notícias Cabreúva Online Gazeta de Piracicaba online Gazeta Brazilian News (EUA) online Diário do Sertão BF News Capital Acre ao Vivo A Onça Daynews Correio do Brasil online Barreirinha em Destaque A Voz dos Municípios (Laranjeiras, Sergipe) online REC1 RD Foco Notícias Rádio Esmeralda FM 93,1 Rede Social Media Rede Social Media Redação MT Aliança 87,9 FM Rádio Cidade 87,9 FM Relato News Rádio SDS 93.3 FM PortalCorbelia Portal & TV Gurupi Planalto em Pauta Pela Política do Bem PlenitudeNews Portal Dicas de Saúde Portal do Generoso Prime News Portal Gongogi Planeta Osasco Notícias Aqui Notícias de Rondônia Onda Livre FM 98,3 Jornal O Imparcial (Araraquara, SP) O Mariliense Noticias SD OffNews Nitro News Brasil O Maringá O Hoje (Goiânia, GO) online Na Festa Conquista News Jornal O Imparcial Repórter 1 Bom dia Paraiba Jornal In Foco Jornal Boas Notícias Jornal News VIP online JK 102.7 FM RCI Araraquara Jornal do Ônibus Jornal de Ponta Portal dos 3 Portal Morada Giro Goiás Maringá Hoje Goiás Notícias Guia Viver Bem Ideia Goiás Markos Zaurelio Morato Hoje MA217 Midia News Campo Grande Momento MT Teresina Diário Vale FM 101.3 Radio Ubaense 104.1 FM TV Brusque SouPVH Sudoeste MSnews Sou Catarinense ZDM News - Portal Zona da Mata News Biblioteca do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes Visão Popular Clique Piripiri Jornal Café com Leite - Notícias FIV - Fundação Ivete Vargas Conecta Corinto Conexão Notícias Diário dos Municípios CBA News Folha da Paraíba Diário Tempo Real Diário de Aparecida Correio Nogueirense Gazeta de Sorocaba Folha de Mato Grosso ES360 Es 1 GG Notícias FurtherBrazil (Reino Unido) Covid News Gazeta Costa Sul Cristo Rei FM 106.1 FalaTV Folha 40 Graus Estrikinia Notícias Blog do Robson Pires Tecno Insider Somos Notícia SAPO Brasil Visão News TV Caparaó V Notícias Rádio e TV Encontro das Águas | FM 97,7 | Canal 2.1 Tocantins Notícias TV DF Comunitária Amazônia Agora Alternativa FM 105,9 BN1 - Brasil News 1 Brazilian Report Bahia e Região Bahia e Região Perfil (Brasil) Blog do Seridó BN1 - Brasil News 1 BSB Digital 40 Graus Alagoas Oxen?! Jornal de Picos Nova FM 104,9 Vale FM 88.9 Minha Pará de Minas Jornal Correio Juquery Acesse Notícias TV RBR Blog TV Web Sertão Alagoinhas Notícias MT Agora Capes Diário Popular (Pelotas, RS) NewsLab online MS em Dia Portal GRNews Dourados Agora Rede Agora de Notícias Jornal do Comércio (RS) online O Estado CE Radar C Portal Tucumã A Tarde (BA) online Rádio Vale FM 102,3 (Bahia) Rádio Costa Sul FM Revide Sistema Costa Norte de Comunicação Multisom Ubaense 104.1 FM O Rolo Notícias Atenas Notícias Primeira Edição O Documento online Ponta Porã Informa Jornal do Dia (Amapá) O Bom da Notícia Jornal O Diário (MT) online - Clique F5 Tudo Rondônia Valor Amazônico IBahia.com Portal Mato Grosso Andaiá FM Jornal do Vale (Ceres, GO) online Jornal de Itapetininga Jornal Página do Estado Diário de S.Paulo online Boa Informação Portal F11 CGN Diversidade Amazônica SRZD - Sidney Rezende Estadão Mato Grosso online O Povo online São Mateus News Repórter Maceió Expressão Rondônia Jornal de Jundiaí online Gazeta de S. Paulo online JM1 Portal NBO Metro Jornal online Correio da Manhã Ururau Portal Netto Reis Primeira Hora Rede BCN O Folha de Minas NetDiário Mix Vale Notícias Campinas 180 Graus Portal Lapada Lapada Olhar MS Jornal da Orla online Portal de Notícias Ata News Bahia No Ar O Cafezinho FA Notícias O Mato Grosso Jornal ClickNews Portal Rondônia Notícias do Dia Blog do Miro MS em Dia VoxMS Agencia Brasil (espanhol) Jornal Folha de Goiás Notícias BH Afogados FM 87,9 Blog do Farias Júnior Folha Vitória online Portal da Ilha Rádio Guaíba Diário da Amazônia online Rondonotícias O Fluminense online Hoje em Dia online Webpiaui Hora Hiper Bolsão MS Olha Goiás L1 Notícias Conesul News Jornal do Iririú - Jornal dos Bairros de Joinville online A Semana (Curitibanos, SC) online Diário do Ribeira Informe Baiano É Política Brasil Jol RN ISN Portal Portal Agora PR Prudente News Imprensa Pública Bomba Bomba Bahia Política Agenda News Balcão News Rádio 94Fm Dourados Cruzeiro do Sul online Blog do José Duarte Lima Rondônia Dinâmica Blog da Cris Busão Foz Amambai Notícias Blog Ultimas Noticias Jornal Boa Noite online Jornal Expresso Diário Folha de Dourados online Info MS News Alô Alô Bahia Rádio Cultura FM 101,7 Impacto Notícias Painel Notícias Portal do Amazonas Jornal Semanário Idest Campos 24 horas Blog Natalcasinhas Portal Cidade de Niterói D24AM Onda Sul de Rondônia Novoeste JorNews Rádio Nova Onda FM 87,9 Notícia Capixaba Pé do Burro da Notícia Brasil Nordeste online Portal ClicSoledade Poliarquia Portal Telenotícias Política Livre RBR Notícias Multisom Cataguases 550 Rádio Jaraguar Jornal Correio do Povo de Alagoas O Brasileiro Janela do Abelha Alexandre José A Tarde (Salvador, BA) Jornal de Fato (Mossoró, RN) A Tribuna RJ Diário de Petrópolis MS na Mídia Beto Ribeiro Repórter Blog da Biblioteca da Escola de Engenharia e do Instituto de Computação Repórter Parintins Rádio Tucunaré Blog Show Francisco Jornal Roraima Hoje Rádio Cidade Nova FM 104,9 Rádio Sat Peruíbe FM 87,9 To Circulando TV Sorriso Visão Cidade Piauí Noticias Portal W&G Rádio Liberdade FM 87,9 Clikar Blog Bastidores da Notícia Dracena Cariri como eu vejo Blog Suébster Neri BNC Notícias Brasília Agora Au Online Bacana News Amazônia Brasil Rádio Web 4oito A Gazeta do Amapá Enfoque MS Eu, Rio! Portal Diário da Selva Difusora 890 Comando Notícia Jornal O Diário (RJ) online Jornal Comunidade Imbaú FM 87,9 Inforbrnet Info na VWeb Sol de Rondonia NN1 Diga Bahia Brasil em Folhas online Portal Diário da Selva Política Distrital Diário de Uberlândia Diário Indústria & Comércio (Curitiba, Paraná) Jornal de Barretos Jornal Primeira Página online MS em Dia Dia a Dia Nordeste Site do Firmino Caetano Junior Diário News ISMEP - Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa Pequi FM 87,5 Rádio Agência Nacional (EBC) Dinheiro Rural online Correio Popular (Campinas, SP) online O Imparcial (São Luís, MA) online A Crítica (MS) online A Tarde (BA) online Hoje em Dia online Público A Termômetro da Política São Carlos Agora Casa de Notícias O Popular (Piracicaba, SP) online O Diário do Vale Programa InfoSalud (Argentina) Jornal Cidade - Rio Claro O Especialista Zero Hora News Extra News MS Rádio Saj Net Mustach Siga MT São Bento em Foco Radar MT InfoHealth Região Noroeste A Cidade On (São Carlos, SP) Saber Atualizado Dom Total Nosso Goiás Jornal Primeira Página online BSB Notícias Bomba Bomba FEDAP - Fundação de Estudos para o Desenvolvimento da Administração Pública RC 8:32 Investe São Paulo Jornal da Cidade (Bauru, SP) online Cidade Biz Blog Nossa Voz Regional Rede BCN Giro Notícias Goiás Pelo Mundo DF Debate Paraíba Blog Saúde e Dicas Galileu online Jornal da Ciência online Portal R3 Mix Vale São Carlos em Rede FOCEP Brasil Bom Dia Cidade Notícias Jeremoabo.com.br Agora ES online Verguia Conexão Na Cidade Tribuna Paulista Mustach Rádio Saj Net Aqui na Bahia Rio Brilhante News Preto no Branco Radar MT São Bento em Foco Siga MT Revista Amazônia Notícias Botucatu LabNetwork FOCEP Brasil BSB Notícias Jornal de Itatiba online Agência de Notícias – Defesa Quimiweb Grupo News Paraná Jornal Itaqui-Bacanga Coluna Supinando Extra News MS Informativo Plácido Portal Altônia REEN - Rede de Entretenimento, Esportes e Notícias Circulando Aqui Alagoas Agora online Novo Cantu Notícias Antenados Timon Agora Xingu 230 Portal Curiúva Rede Interativa Jaguariaíva em Foco Laranjeiras News Gazeta do Dia (Sorriso, MT) Itaberaba em Foco São Gonçalo Agora Folha de Sabará online Campo Belo em Foco Jornal A Voz do Povo online (Uberlândia, MG) Blog do HP Bahia Jornal Acontece no RS O Repórter Regional online Jornal Ponta Grossa Toni Rodrigues TV Interbam Ponta Porã Digital Diário D4 Notícias Portal Now Poder e Notícia Osvaldo Batista Portal Afunilados Porto Murtinho Notícias Rosário News Alvo Notícias Bahia Revista Oeste 360 A Crítica (MS) online RM Consult Bahia.ba Plantão News (MT) MT HOJE Jornal de Uberaba online CVN Notícias NB Notícias Informativo Astral Tribuna Paulista MT Agora Verguia A Crítica (AM) online Meio Norte online (Piauí) Agência Brasil China Portal do Governo do Estado de São Paulo ABCD Real Tribuna do Norte (Natal, RN) online SB 24 horas Portal Agora Notícias O Contexto Sete News Felipe Vieira JE Acontece Portal Marcos Santos Portal RBN Portal Mossoró Notícias Toledo News Portal Sorriso MT Portal Agora Notícias O Anhanguera