Com a finalidade de desenvolver um produto para auxiliar empresas e instituições de pesquisa a resolver questões na área de mecânica estrutural e dinâmica dos fluidos, um grupo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/ Unesp) elaborou um software. "Nosso objetivo é dominar essa tecnologia e torná-la disponível em domínio público para outros centros de pesquisa", comenta Marco António Piteri, bolsista jovem pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo que atua na FCT/Unesp de Presidente Prudente.
Segundo o pesquisador e sua equipe, produtos semelhantes a esse software já podem ser encontrados no País, mas são importados e custam milhares de dólares. Enfatiza, ainda, que o projeto recente envolve a decomposição dos objetos em segmentos bidimensionais."Esperamos trabalhar no futuro com geometrias tridimensionais, que são ainda mais complexas", assinala.
Para melhor interpretação ele explica que ao projetar a estrutura de um avião ou navio, o engenheiro precisa avaliar, entre outras questões, o efeito causado pelo fluxo de ar na fuselagem da aeronave ou da água no casco da embarcação - dois fenômenos físicos complexos. Diante de desafios como esses, os especialistas recorrem às chamadas Equações Diferenciais Parciais (EDPs), uma classe de equações do campo da Físico-Matemática que modelam, ou seja, procuram estabelecer uma descrição do comportamento do fenômeno real. Geralmente, não é possível produzir soluções exatas para tais equações, porém, é provável chegar a soluções aproximadas dos problemas - isto é, admitindo certa margem de erro.
Uma das principais técnicas numéricas empregadas para obter soluções aproximadas de EDPs é o Método dos Elementos Finitos (MEF), que se caracteriza por uma fase inicial em que o objeto em estudo é decomposto em pequenos fragmentos, chamados elementos finitos, cujo conjunto forma uma malha. Este é o método adotado por Piteri.
"A decomposição da geometria do objeto é de fundamental importância porque dá origem a uma malha de elementos finitos que influencia de modo decisivo , a qualidade da solução obtida pelo MEF", afirma Piteri. Os fragmentos podem ser bidimensionais, como triângulos e quadriláteros, ou então tridimensionais, por exemplo, tetraedros (modalidades de pirâmides de base triangular).
Solução - Existem algumas aplicações tridimensionais em que os cálculos para a completa obtenção dos dados da malha podem-levar semanas e, por esse motivo, o pesquisador está desenvolvendo este software em que, a partir do fornecimento dos dados da geometria do problema, são construídas de forma completamente automática malhas de elementos finitos que auxiliarão na obtenção de uma solução para esse desafio. "O mais breve possível estaremos disponibilizando a outros interessados para que possam dar seqüência aos estudos", finaliza Piteri
Notícia
O Imparcial (Presidente Prudente, SP)