Notícia

Brasil Alimentos online

Pesquisadores desenvolvem pesquisa sobre leite funcional

Publicado em 06 janeiro 2011

Pesquisadores do Pólo Centro Leste da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Apta) e da Universidade de São Paulo (USP), em parceria, desenvolvem um programa de pesquisa chamado Leite Funcional.

Desenvolvido em Ribeirão Preto, o projeto realiza estudos de zootecnia e de nutrição e saúde humana com o objetivo de modificar a composição do leite por meio da alimentação da vaca. O primeiro experimento já foi realizado no final de 2009, na Fazenda Experimental de Zootecnia do Pólo Centro Leste, com apoio e financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesp), onde as vacas leiteiras foram alimentadas com dieta adicionada de óleo vegetal, selênio e vitamina E. O segundo será realizado este ano.

O projeto integra pesquisas das áreas envolvidas e abrange toda a cadeia produtiva leiteira. Para processadores e distribuidores da cadeia de produção, a oportunidade é agregar valor e vender um produto diferenciado. Já para os consumidores, a grande vantagem é poder consumir um produto mais nutritivo e saudável.