Notícia

Caldeirão do Paulão

Pesquisadores desenvolvem aplicativo que auxiliam na redução do consumo de sal (28 notícias)

Publicado em 30 de maio de 2023

Pesquisadores brasileiros desenvolveram um aplicativo que contribui para a redução do consumo de sal. A tecnologia, criada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi idealizada por Milena Perin, orientada pela professora Marília Cornélio. Os estudos, que contaram com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), foram conduzidos entre outubro de 2021 e agosto de 2022.

O aplicativo foi testado em 12 unidades de saúde da cidade de Artur Nogueira, na região de Campinas, com a participação de 43 pessoas, de 20 a 59 anos. Ao longo de dois meses, os voluntários utilizaram a ferramenta, registrando a quantidade diária de sal utilizada no preparo das refeições. O objetivo era restringir a quantidade máxima a 3 gramas, considerando ainda o consumo de sal de outros alimentos, atingindo o máximo de 5g recomendados pela OMS.

Os usuários também tinham acesso a conteúdos informativos, incluindo vídeos sobre como medir o sal e receitas para substituí-lo. De acordo com o estudo, o consumo apresentou uma queda de 4,6 gramas por dia, no início da pesquisa, para 3,5 gramas. Após o uso do recurso, 67% dos participantes demonstraram vontade em continuar reduzindo a ingestão de sal no cotidiano.

A tecnologia foi desenvolvido de forma específica para a pesquisa e não está disponível para download. Os pesquisadores sugerem que a ferramenta é eficaz na mudança da mentalidade da população em relação à saúde e pode ser aproveitada por gestores de saúde na formulação e implementação de políticas públicas direcionadas à redução do consumo de sal.

Estima-se que 1,28 bilhão de adultos com idades entre 30 e 79 anos em todo o mundo vivam com pressão alta, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Informações CNN

Diretor de Sede: Alex Neves Barbosa

75 4141.7343