Notícia

O Dia (SP)

Pesquisadores de São Paulo integram atividades do Inova Trade Show 2020

Publicado em 29 outubro 2020

Com referências nacionais e internacionais do agronegócio abordando inovação e sustentabilidade, o Inova Trade Show 2020 ocorre até sexta-feira (30) de forma online e gratuita, com palestras de dois institutos de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. O evento, na 7 edição, é organizado pela Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi), que reúne 22 membros, abrangendo centros de pesquisa, universidades e representantes da indústria.

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) participará do primeiro dia do evento com as palestras “ Ciclo de vida dos alimentos: Inovações e Oportunidades ”, às 14, “ Economia Circular: Papel das Embalagens ”, às 15, e “ Futuro do setor de alimentos e aceleração de startups ”, às 17, que serão ministradas pela diretora geral, Eloísa Garcia, pela pesquisadora do Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea), Leda Colt ro, e pelo coordenador da Plataforma de Inovação Tecnológica (PITec), Raul Amaral, respectivamente.

A pesquisadora do Instituto de Zootecnia (IZ), Flavia Sim ili, também participará do evento, em 29 de outubro, às 10, em mesa sobre “ Sistemas sustentáveis de produção agropecuária: benefícios e oportunidades da integração ”. Na palestra, Flavia fará um breve histórico sobre os sistemas integrados de produção agropecuária (SIPA), mostrará a definição de sustentabilidade e as diferenças entre os sistemas integrados e os convencionais. Serão abordadas ainda pela pesquisadora do IZ as perspectivas para esses sistemas no Brasil, os benefícios que trazem para os sistemas agropecuários e os resultados de pesquisa do instituto, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com os benefícios produtivos relacionados aos grãos de milho, pastagens e bovinos de corte. “ Como oportunidade, apresentarei ainda o Sistema Aqua pec, o mais novo sistema de produção integrada da Secretaria de Agricultura, idealizado por pesquisadores da Unidade de Ribeirão Preto do IZ ”, afirma

Além de disseminação de conhecimento por meio dos webinars, o Inova Trade Show 2020 terá o Speed dating 100 Open Startups para agendamento de reuniões por aplicativo, ampliando possibilidades de novos negócios. O objetivo dessa iniciativa, que em 2019 gerou mais de 300 reuniões em dois dias de evento, é conectar startups, pesquisadores, cientistas, empreendedores e empresas que buscam soluções inovadoras.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Jornal Folha da Terra (Itupeva, SP) online