O Instituto para Pesquisa do Câncer de Guarapuava (Ipec) recebeu reconhecimento no principal prêmio do Brasil na área de pesquisa e inovação em saúde. Isso porque, o trabalho do presidente do Ipec David Livingstone Alves Figueiredo, publicado na revista científica ‘ The Lancet Discovery Science ‘, venceu o Prêmio Octávio Frias de Oliveira na categoria de Inovação Tecnológica.
Trata-se da validação de um “classificador molecular baseado em micro RNA de nódulos de tireoide submetidos a punção aspirativa pré-operatória”. Idealizado por David Livingstone Alves Figueiredo, o classificador já evitou mais de 1.600 cirurgias de tireoide, descartando câncer no pré-operatório.
Concedida todo ano em agosto, a premiação busca estimular a pesquisa científica na esfera da prevenção e do combate ao câncer. Assim, os vencedores são apontados por uma comissão composta de representantes do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e de diversas instituições de ensino e de saúde.
IPEC
O Instituto para Pesquisa do Câncer de Guarapuava (Ipec) é um instituto de pesquisa genômica e plataforma científica em diferentes áreas a serviço de pesquisadores e empresas. Ademais, conta com equipamentos de última geração, fundamentais para a aplicação de metodologias em análise genômica de grande escala.
Dessa forma, abrange diferentes áreas da saúde, como câncer, neurogenética, doenças raras, nutrigenômica, cardiogenética, entre outras. Por fim, outro importante papel desempenhado pelo Ipec é a abordagem genômica direcionada à agricultura, pecuária e ciências ambientais.