Notícia

Revide

Pesquisadores da USP desenvolvem nova ferramenta para monitoramento da Covid-19

Publicado em 24 março 2021

A plataforma digital Outbreak permite que usuários insiram dados de geolocalização para acompanhamento da pandemia; veja onde consultar dados locais

Uma nova ferramenta digital de monitoramento da pandemia denominada “Outbreak”, desenvolvida por pesquisadores da USP de São Paulo e da Universidade do Chile com apoio da Fapesp, está disponível on-line gratuitamente e utiliza dados de geolocalização para visualizar o avanço dos casos da Covid-19 em diferentes níveis, entre Estados, cidades, bairros, ruas e até mesmo em edifícios residenciais, possibilitando o rastreamento de surtos ou de distribuição de vacinas.

“A ferramenta foi criada para facilitar a visualização de dados epidemiológicos por gestores de saúde e, desse modo, ajudá-los a identificar de forma dinâmica mudanças na evolução da epidemia, como aumento do número de infectados em uma região, rastrear surtos em tempo real e tomar decisões para minimizar os efeitos” disse à Agência FAPESP o vice-diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF-USP) e coordenador do projeto, Helder Nakaya.

Diferente de outros painéis epidêmicos que, apesar de também utilizarem dados de código aberto, são executados em plataformas próprias, a plataforma Outbreak permite que até mesmo usuários, não só especialistas, insiram dados de maneira conveniente e intuitiva, além de disponibilizar a aplicação de cores diferentes para cada variável de interesse, tornando mais clara a visualização dos conjuntos de dados.

“Qualquer conjunto de dados, como os fornecidos pela OMS, Ministério da Saúde, secretarias estaduais ou coletados por uma Unidade Básica de Saúde, pode ser inserido na ferramenta para ser visualizado de forma dinâmica, por meio de mapas e animações. A ideia é que esses dados obtidos por meio de tecnologias digitais possam ser traduzidos pelos gestores de saúde em ações para o controle da epidemia” explicou Nakaya.

No site do Outbreak, está disponível um tutorial para os usuários sobre como inserir os dados na plataforma e utilizar a ferramenta.

Informações em Ribeirão Preto

Plataformas digitais oferecem dados e informações atualizadas sobre a Covid-19 para região de Ribeirão Preto. Confira onde consultar:

A LeitosCovid.org acompanha a ocupação e disponibilidade dos leitos de UTI e de enfermaria nos hospitais públicos e particulares de Ribeirão Preto, com gráficos de evolução dos casos e mapa de calor dos leitos.

O site da Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, disponibiliza as publicações do Boletim Covid-19 com relatórios epidemiológicos contendo os indicadores da pandemia na cidade.

O Vacinômetro, plataforma do Executivo Estadual, que detalha a distribuição de doses e a aplicação dos imunizantes contra Covid-19 por município, no âmbito do Programa de Imunização do Governo de São Paulo.

O Info Tracker, que oferece projeções e taxas de contágio do coronavírus, obtidas a partir de modelos matemáticos inteligentes de epidemiologia, por Departamento Regional de Saúde (Subregiões), com gráficos e tabelas contendo informações atualizadas.

O Sistema de Monitoramento do Estado de São Paulo (Simi-SP), que acompanha diariamente a taxa de isolamento em cada município do Estado por meio de dados de telefonia móvel.

E o site da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) do Estado de São Paulo, que disponibiliza um Boletim completo de informações sobre o coronavírus por Departamento Regional de Saúde, por Estado ou por município. No Boletim, os usuários podem conferir a situação epidemiológica e os índices de casos, óbitos, leitos e internações por meio de gráficos interativos ou baixar os dados diretamente em formato de tabela do Excel.