Notícia

Rádio Agência Nacional (EBC)

Pesquisadores da USP desenvolvem lente fotográfica mais fina do mundo

Publicado em 21 setembro 2020

Por Beatriz Evaristo - Rádio Agência Nacional

Uma lente fotográfica mil vezes mais fina que um fio de cabelo foi desenvolvida por cientistas da Universidade de São Paulo.

A tecnologia inovadora que, a olho nu, beira o impossível, é o que os pesquisadores chamam de metalente, como explica o professor Emiliano Resende, do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação do campus São Carlos.

A lente plana e ultrafina é resultado da pesquisa de doutorado do engenheiro Augusto Martins. Ele explica que realizou parte do projeto na Universidade de York, na Inglaterra. Lá, recebeu treinamento para usar os equipamentos e trabalhou na fabricação das metalentes.

Além da universidade inglesa, a pesquisa também tem a colaboração da Universidade Sun Yat-sen, da China, e contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O professor Emiliano Resende, que é um dos orientadores da pesquisa científica, discorreu sobre as várias possibilidade de aplicação dessa nanotecnologia nos eletrônicos que usamos diariamente.

Por enquanto, as imagens foram obtidas apenas na cor verde. Agora, os pesquisadores trabalham para que seja possível reproduzir as demais cores.