Notícia

Câmara Municipal de São Paulo

Pesquisadores da USP descrevem possível mecanismo de escape imunológico da variante sul-africana do novo coronavírus

Publicado em 03 maio 2021

Liderado por pesquisadores da FM-USP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), um grupo de cientistas acredita ter encontrado o mecanismo que possibilita à variante sul-africana do novo coronavírus – também conhecida como B.1.351 – escapar dos anticorpos gerados em infecções anteriores pela cepa ancestral do vírus.

O estudo, que ainda precisa ser confirmada por novos experimentos, foi publicado na plataforma medRxiv, e está em processo de revisão por pares, mas pode abrir caminho para o desenvolvimento de vacinas eficazes tanto contra a variante que emergiu na África do Sul, já presente no Brasil, quanto a originária de Manaus (P.1.), bem como as suas predecessoras.

Por meio de simulações computacionais, o grupo estudou a proteína-chave do novo coronavírus, conhecida como spike. Ela é a responsável por se ligar ao receptor existente nas células humanas (a proteína ACE-2) e viabilizar a infecção.

Os resultados sugerem que uma das mutações existentes na ponta da spike da variante sul-africana – caracterizada pela troca do aminoácido lisina por asparagina – pode resultar na ocorrência de um fenômeno bioquímico conhecido como glicosilação, que muda a feição da proteína viral e impede a ligação dos anticorpos. Já na variante P.1., a lisina é substituída por uma treonina, que não sofre glicosilação.

Segundo os autores do estudo, no desenvolvimento de uma vacina, hoje, é preciso escolher o que será mais eficaz contra o vírus, incluindo as variantes. No caso do novo coronavírus, das três mutações que ocorrem na P.1. e na B.1.351, duas são exatamente iguais. Portanto, é possível que uma vacina que tenha como foco a variante sul-africana seja eficaz também contra a P.1. e contra o vírus ancestral. Mas vacinas contra essas duas últimas provavelmente serão menos eficazes contra a variante sul-africana.

O trabalho é resultado de um projeto apoiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e coordenado por Jorge Elias Kalil Filho, professor da FM-USP e coordenador do Laboratório de Imunologia do InCor (Instituto do Coração), que também assina o artigo. O grupo liderado por Kalil trabalha no desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19. O projeto é apoiado pela FAPESP e pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).

Mais sobre o novo coronavírus

De acordo com o boletim diário mais recente publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus, nesta segunda-feira (3/5) a capital paulista totalizava 27.515 vítimas da Covid-19.

Havia, ainda, 1.054.654 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus. Desde o início da pandemia, 1.234.238 pessoas haviam recebido alta após passar pelos hospitais de campanha, da rede municipal, contratualizados e pela atenção básica do município.

Em relação ao sistema público de saúde, até o fechamento deste boletim, os dados oficiais disponíveis apontavam que no último domingo (2/5) a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19 na região metropolitana de São Paulo era de 76,3%.

Já no último domingo (2/5), o índice de isolamento social na cidade de São Paulo foi de 47%. A medida é considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e autoridades sanitárias a principal forma de contenção da pandemia do novo coronavírus.

A aferição do isolamento é feita pelo Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, que utiliza dados fornecidos por empresas de telefonia para medir o deslocamento da população e a adesão às medidas estabelecidas pela quarentena no Estado.

Atuação do município

Na última sexta-feira (30/4), o Hospital Dia Campo Limpo recebeu uma miniusina de oxigênio para aumentar a produção do insumo e abastecer os leitos da unidade, localizada na Zona Sul da capital.

Esta é a sétima usina entregue pela administração municipal em menos de 30 dias e a terceira entregue só na última semana. Ao todo, a cidade de São Paulo contará com 19 miniusinas produtoras de oxigênio.

Outras duas geradoras deverão ser instaladas na região nos próximos dias, nos Hospitais Dia Cidade Ademar e M’Boi Mirim I, que receberá sua segunda unidade. Além disso, outras duas usinas em funcionamento na capital estão no Hospital Municipal Capela do Socorro e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Jabaquara, inaugurada no dia 20 de abril já com o equipamento gerador de oxigênio.

As usinas entregues no Hospital Municipal Central Sorocabana, no dia 24 de abril, e esta semana no Hospital Dia Flávio Gianotti, no dia 27 de abril, e no Hospital Dia Tito Lopes, no dia 29 de abril, estão em fase de implantação. Quando uma miniusina é entregue, ela passa por um processo de instalação e início de produção que dura, em média, três dias.

Ações e Atitudes

Pesquisadores brasileiros deram os primeiros passos no sentido de entender por que algumas pessoas são naturalmente resistentes à infecção pelo novo coronavírus. O trabalho se baseou na análise do material genético de 86 casais em que apenas um dos cônjuges foi infectado pelo novo coronavírus, embora ambos tenham sido expostos.

O estudo foi divulgado na plataforma medRxiv e seus resultados – que ainda estão em processo de revisão por pares – sugerem que determinadas variantes genéticas encontradas com maior frequência nos parceiros resistentes estariam associadas à ativação mais eficiente de células de defesa conhecidas como exterminadoras naturais ou NK (do inglês natural killers).

Esse tipo de leucócito faz parte da resposta imune inata, a primeira barreira imunológica contra vírus e outros patógenos. Quando as NKs são acionadas corretamente, conseguem reconhecer e destruir células infectadas, impedindo que a doença se instale no organismo.

A hipótese dos autores do estudo é de que as variantes genômicas mais frequentes nos parceiros suscetíveis levariam à produção de moléculas que inibem a ativação das células NK. Contudo, isso é algo que ainda precisa ser validado por meio de estudos funcionais.

*Ouça aqui a versão podcast do boletim Coronavírus

*Este conteúdo e outros conteúdos especiais podem ser conferidos no hotsite Coronavírus

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Portal R7 UOL Folha.com Estadão.com Quimiweb Galileu online Pelo Mundo DF NB Notícias São Gonçalo Agora RN Política em dia Rio Brilhante News Zatum Folha de Sabará online Novo Cantu Notícias TV Diário de Alagoas A Crítica (AM) online Jornal da Ciência online Debate Paraíba Portal da Feira São Bento em Foco Acontece no RS Verguia Bom Dia Cidade Notícias Coluna Supinando Esplanada News Consecti - Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I Revista Cenarium online Bahia.ba Fique informado Portal Altônia Bahia e Região Noticias de Contagem online Pharma Innovation Saense MSN ES360 Portal Você Online Terra Nossa Folha News Saber Atualizado Plantão News (MT) O Sul online O Jiló Foco Cidade Nativa News Tony Show Jornal O candeeiro online 2A+ Farma Acontece Botucatu NewsLab online Jaguariaíva em Foco LabNetwork Guia Viver Bem O Sul Agora Região Bom dia Paraiba Folha de Florianópolis Mega Manchete Portal Altônia Portal O Sertão Symplexia Portal Afunilados Alagoas Agora online Alvo Notícias Bahia Jornal BF News Capital Circuito D Circulando Aqui Extra News MS Fatos Locais Giro Notícias Goiás Itaberaba em Foco Jornal A Voz do Povo online (Uberlândia, MG) Jornal Ponta Grossa Laranjeiras News MaisAM MaisConhecer.com Maranhão em Pauta Oficial News Penha News Ponta Porã Digital Portal Curiúva Portal G86 Porto Murtinho Notícias Riacho Notícias Rosário News SouPVH Tribuna Paulista Toni Rodrigues TV Brusque Xingu 230 Jornal A Cidade (Ponta Porã, MS) Folha da Minha Sampa Portal Brasileira Portal Antenados Portal da Enfermagem TV & VC? O Melhor da Cidade Blog 3 Poderes Rádio Uau InforBahia Portalqn MS Aqui News Notícias da Sua Cidade Metropolitana MS J1 Notícias Jornal Um Só Corpo Grava News - Jornal de Alfenas Imperlove Portal Chapada Grande Hoje Bahia MA217 Sudoeste MSnews Revista Metropolitana Minha Pará de Minas Rádio Saj Net Garanhuns Notícias Diário Caiobá Cidade Notícia Jornal da Cidade Online LauroCITY Folha Impacto Giro 7 Garanhuns Notícias Giro Notícias Goiás Grupo News Paraná Conexão Cidade Diário de Cuiabá online Diário D4 Notícias MaisAM Cidade Notícia Conexão Cidade Relato News Lucas em foco Acre ao Vivo Porto Estrela News Portal VDL Portal Paripiranguense Portal do Trairi Portal Manhumirim Rádio Atalaia FM 87,9 Campo Belo em Foco Página de Polícia Osvaldo Batista Diário D4 Notícias Relata Bahia Cabreúva Online Brasil de Olho Poder e Notícia A Voz dos Municípios (Laranjeiras, Sergipe) online Oeste Ao Vivo Oeste 360 Grupo News Paraná LauroCITY Rádio Leme FM RV News TV Interbam Newsbeezer (Brasil) Portal Agora Notícias Click Nova Olímpia