Notícia

Olhar Digital

Pesquisadores da USP cultivam coronavírus em laboratório

Publicado em 09 março 2020

Cientistas brasileiros estão cada vez mais perto no desenvolvimento de soluções para o coronavírus . Usando amostras do coronavírus SARS-CoV-2, obtidas dos dois primeiros pacientes diagnosticados em São Paulo , pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) conseguiram isolar e cultivar o vírus em laboratório.

A partir disso, amostras serão distribuídas em todo o país para grupos de pesquisa e laboratórios públicos e privados. O objetivo é o de ampliar a capacidade de realizar exames de detecção, além de ajudar em estudos sobre as causas da doença e sua propagação.

De acordo com Edison Luiz Durigon, professor do ICB-USP e coordenador do projeto, a falta de amostras do vírus é um dos fatores que dificulta o diagnóstico da doença em todo o Brasil . Com a disponibilização, o teste para positivo pode ser feito em mais locais – isso pode representar um fator decisivo para o combate ao coronavírus .

As amostras utilizadas até então para a detecção da doença foram importadas. Como o vírus surgiu no exterior, era necessário trazê-las ao país, a um custo que variava de RS 12 mil a R$ 14 mil. As amostras eram transportadas em certas condições de refrigeração, com a presença de gelo seco, isso encarecia o preço de trazer alguma delas.

A disponibilização fará com que mais locais possam realizar o primeiro exame de diagnóstico. Os laboratórios receberão o vírus em estado inativo, ou seja, sem a capacidade de infectar células, além de estarem em temperatura ambiente.

Teste de detecção

Os laboratórios receberão uma amostra com o equivalente a um mililitro do vírus. Para realizar os testes, o ácido nucleico deverá ser extraído e usado em uma técnica chamada reação em cadeia da polimerase em tempo real (RT-PCR em inglês).

Essa técnica permite que os pesquisadores ampliem o genoma do vírus em uma amostra de laboratório, fazendo com que o número de cópias do RNA do coronavírus seja aumentado em milhões. Com isso, é possível detectar sua existência e quantificá-la em uma amostra.

No entanto, Durigon destaca que são poucos os laboratórios que possuem equipamento disponível para aplicar essa técnica. Para contornar isso, ele informa que outros testes de diagnóstico estão sendo testados. Todos eles baseados em métodos mais acessíveis, como o procedimento por imunofluorescência – em que a verificação de antígenos é feita usando a visualização de cores fluorescentes.

Via: Exame

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Folha.com Estadão.com G1 IstoÉ online O Globo online Portal R7 O Globo Folha de S. Paulo Portal Exame UOL JC Notícias (São Paulo, SP) Terra Portal do Governo do Estado de São Paulo Jornais Virtuais Dica do tio Vale São Patrício Central das Notícias Mix Vale São Carlos em Rede Rápido no Ar Central das Notícias Head Topics (Brasil) Cidade Azul Notícias Cidade Azul Notícias O Estado (MS) online O Antagonista O Estado de Mato Grosso Online Brasil 247 Carta Capital online Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo DCM - Diário do Centro do Mundo Portal Fórum Farol da Bahia Piauí Noticias Rádio Top Samba O Antagonista Litoral Hoje Portal G1 News No Amazonas é assim Jornal da USP online Guajara Hoje Regional Press Voce Gosta da Resenha! Central das Notícias Região Noroeste Portal R3 Diário da Saúde Galileu online Zero Hora online Notivagos Silvani Notícias (G1 Notícias) Jornal Floripa CBN Notícias (Vitória, ES) Jornal da Franca Pfarma Blog Saúde e Dicas Cassilândia Notícias Jornal GGN Cenário MT Santa Luzia Net Mundo Lusíada Liberdades SP Agora Programa InfoSalud (Argentina) LabNetwork Central das Notícias Panorama Farmacêutico Portal da Enfermagem Portal Neo Mondo RM Consult Brasil CT&I Conexão Tocantins Ciclo Vivo Investe São Paulo Innovaspain (Espanha) Saber Atualizado Regional MT News Time 24 News (EUA) Alô Tatuapé O Mundo do Biomédico FAPESQ - Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba Colider News Fronteira MS Jovem Pan Jornal Floripa Conflitos e Guerras Ciência na rua Universo Racionalista Jornal da Cidade (Bauru, SP) online Wiy Solutions Rádio Vida Fm Gospel Ponto E Vale do Piancó Noticias O Imparcial (Presidente Prudente, SP) online O Diário de Mogi Conexão Planeta Folha da Região (Araçatuba, SP) TV Cariri MSN Guarantã News eCycle Litoral FM Santos 91.7 Rádio Studio 87.7 FM São Carlos Dia e Noite Time 24 News (EUA) MSN (Colômbia) MSN (Canadá) Aum Magic Tudo Sobre Ciência e Tecnologia Reporte Energía (Bolívia) Blog M2Farma Revista Piauí online Revista Piauí Rede TVTEC Tech Na Net Tech Na Net Jornal Tribuna Livre