Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um teste popular capaz de detectar Covid-19 em apenas 10 minutos. O teste custa até cinco vezes menos que a média de mercado. O denominado “Teste Popular de COVID-19” poderá ser vendido por cerca de R$ 30 assim que o registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) for obtido. O preço médio dos similares de mercado está em torno de R$ 140.
O teste foi desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (IQSC) e da startup paulistana Biolinker, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo (FAPESP).
O dispositivo funciona de forma semelhante à dos testes rápidos já disponíveis nas farmácias. Ao analisar uma gota de sangue do usuário, ele identifica a presença de anticorpos do tipo imunoglobulina G (IgG), produzidos ainda na fase aguda da doença (em média dez dias após o início dos sintomas).
Quando isso acontece, duas bolinhas avermelhadas aparecem no leitor. O exame foi desenvolvido pelas alunas Karla R. Castro e Isabela A. Mattioli.