Experimentos realizados nos laboratórios da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) deram origem a uma nova viga curva de concreto para o revestimento de túneis. O produto será usado na Linha Amarela do Metrô de São Paulo, que ligará o bairro da Luz, no Centro, ao da Vila Sônia, na Zona Oeste.
As inovações do Centro de Tecnologia (CT) e do Laboratório de Estruturas e Matérias (LEM) da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Unicamp foram compradas pelo Consórcio Via Amarela, formado por seis grandes empreiteiras brasileiras.
O novo produto foi montado com fibras de aço bem mais finas que as barras, feitas com o mesmo material e utilizadas normalmente nas vigas de concreto pré-moldadas.
"Por ter um diâmetro de apenas
Outra vantagem apontada pelo pesquisador está relacionada ao desgaste do produto. Segundo Oliveira Júnior, professor do Departamento de Estruturas da FEC, o impacto causado pela corrosão é menor. "Além disso, o processo de produção da fibra de aço é mais eficiente e apresenta os mesmos padrões de segurança do método tradicional", disse.
Os testes realizados pela Unicamp apontaram uma vida útil de cem anos para o novo produto. "Desde 2003 estamos trabalhando nesse projeto, que é inédito no Brasil. Fizemos todos os ensaios de viabilidade, produzimos as peças em tamanho real e já tivemos a aprovação da tecnologia pelo Consórcio Via Amarela", disse Oliveira Júnior.
Durante as obras da Linha Amarela, enquanto a máquina cava o túnel na parte da frente, sua cauda executa automaticamente o revestimento definitivo. "Serão sete peças curvas de concreto que se unem para formar o anel de revestimento, que terá cerca de