Notícia

Unesp

Pesquisadores da Unesp organizam livro sobre literatura fantástica

Publicado em 05 junho 2012

O livro Vertentes do Fantástico na Literatura (Editora Annablume), organizado por professoras da Unesp, será lançado hoje (05/06), no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). As organizadoras da obra são Karin Volobuef, do Câmpus de Araraquara, e Norma Wimmer e Roxana Guadalupe Herrera Alvarez, ambas do Câmpus de São José do Rio Preto.

O lançamento do livro ocorre em meio ao I Congresso Internacional Vertentes do Insólito Ficcional “Vertentes Teóricas e Ficcionais do Insólito” da UERJ. Em novembro, a obra será lançada também na Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha, durante o I Congreso Internacional sobre lo Fantástico en Narrativa, Teatro, Cine, Televisión, Cómic y Videojuegos.

A obra reúne ensaios de membros do Grupo de Pesquisa Vertentes do Fantástico na Literatura, cadastrado no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) desde 2008. A equipe surgiu como espaço de integração entre estudiosos de diferentes unidades e outras instituições. A publicação teve o auxílio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp.

O “fantástico” na literatura compreende modalidades como o insólito e o macabro, o mito, os contos maravilhosos de origem popular, o realismo mágico/maravilhoso e fantasy. O livro lançado hoje apresenta propostas de reflexão sobre autores como Murilo Rubião, Italo Calvino, Caio Fernando Abreu, Angela Carter, R. Coover, E. T. A. Hoffmann, Machado de Assis, Margaret Atwood, H. Balzac, José de Alencar e Miguel Angel Asturias.

O Grupo de Pesquisa conta com a participação de dois professores de universidades espanholas: Ana Casas, da Universidade de Alcalá, e David Roas, da Universidade Autônoma de Barcelona. Roas é líder do Grupo de Estudios sobre lo Fantástico, do qual as professoras Karin Volobuef e Roxana Guadalupe Herrera Alvarez também fazem parte. Mais informações em www.lofantastico.com/index.html .

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa