Notícia

Jornal Brasil

Pesquisadores da Unesp de Botucatu lançam livro sobre doenças infecciosas em animais

Publicado em 15 dezembro 2015

Os professores Jane MegidMarcio Garcia RibeiroAntonio Carlos Paes, do Departamento de Higiene Veterinária e Zootecnia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Botucatu, lançaram o livro “Doenças Infecciosas em Animais de Produção e de Companhia” pela Editora Roca, selo integrante do Grupo Editorial Nacional (GEN).

O livro aborda as principais doenças infecciosas e infectocontagiosas em animais de produção e de companhia, contemplando as peculiaridades das diversas espécies; os hábitos e costumes de criação; as condições de clima, temperatura, umidade, alojamento e fluxo de animais; e as demandas econômicas, políticas públicas e sociais que influenciam na ocorrência de doenças, principalmente em um país como o Brasil, de contrastes e de dimensões continentais.

Com 1.272 páginas, o livro está dividido em capítulos assinados por 122 autores colaboradores, vinculados a instituições de ensino e pesquisa do Brasil e de outros países. Em sua maioria, são médicos veterinários especialistas em doenças infecciosas dos animais de produção e de companhia e em outras áreas afins, como bacteriologia, virologia, micologia, zoonoses, epidemiologia, inspeção de produtos de origem animal, higiene zootécnica, planejamento de saúde animal, ética e legislação animal, patologia, clínica, cirurgia, reprodução animal, entre outras especialidades necessárias às particularidades de certas doenças. Todos os textos foram submetidos a relatores ad hoc de diferentes especialidades.

O livro foi concebido principalmente para a formação de graduandos e como referencial para médicos veterinários e profissionais afins, com interesse na área de doenças infecciosas dos animais domésticos, que tem se consolidado como um dos pilares entre as disciplinas básicas para o ensino e a prática da Medicina Veterinária em todo o mundo.

O livro pode ser adquirido pelo do site www.livrariadocampus.com.br ou pelo e-mail atendimento@livrariadocampus.com.br.

Fonte Agência FAPESP