Notícia

Blog da Biblioteca da Escola de Engenharia e do Instituto de Computação

Pesquisadores da Unesp criam biomaterial para incontinência urinária (11 notícias)

Publicado em 25 de outubro de 2021

Por Unknown

Mulheres que desenvolvem diabetes na gestação podem sofrer com a incontinência urinária. Para resolver isso, pesquisadores da Universidade Estadual Paulista desenvolveram uma nova tecnologia que ajuda a regenerar a musculatura da região pélvica. A cientista Juliana Floriano iniciou os estudos ainda no doutorado, que resultou em um dispositivo de látex e células-tronco.

Nos testes em animais, o biomaterial apresentou bons resultados. Além de ser mais econômico, o dispositivo deve ser uma opção de tratamento seguro, eficiente e confortável, como explica a pesquisadora Juliana Floriano: "Em se tratando de mulheres com diabetes gestacional, o tratamento aumenta a qualidade de vida destas pessoas".

Juliana Floriano acredita que essa inovação deve ter um impacto direto na vida familiar, profissional e financeira das mulheres que sofrem com a incontinência urinária.

O estudo contou com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e com o apoio da Agência de Inovação da Unifesp.

O próximo passo é realizar os testes em humanos. O grupo está aberto a parcerias para dar continuidade ao desenvolvimento dessa nova terapia contra incontinência urinária.

Edição: Beatriz Arcoverde

Fonte: EBC