Notícia

UOL

Pesquisadores criam técnica para acabar com mau hálito usando urucum (32 notícias)

Publicado em 21 de novembro de 2024

Você já deve ter ouvido falar do urucum, fruto bem vermelho usada para fazer, entre muitas coisas, o colorau. Pesquisadores brasileiros encontraram nova serventia para a fruta: combater o mau hálito.

Primeiro, os pesquisadores da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) avaliaram 52 crianças com idade entre 6 e 12 anos.

Essas crianças que participaram da pesquisa tinham o hábito de respirar pela boca. E isso causa mau hálito porque a saliva evapora mais e isso impede a ação antibacteriana e de limpeza que a saliva temAna Bonasa, Nunca Vi 1 Cientista

Depois, os pesquisadores recorreram à terapia fotodinâmica antimicrobiana, ou seja, usaram uma fonte de luz para tratamento de desinfecção. O urucum serviu como fotossensibilizador. A luz de LED veio dos fotopolimerizadores, aqueles aparelhinhos utilizados por dentistas.

O uso deste aparelho é considerado positivo porque torna a aplicação da pesquisa mais barata, visto que é uma ferramenta que muitos dentista possuem.

A pesquisa foi publicada na Plos One, um dos principais periódicos científicos do mundo, separou as crianças em dois grupos: um deles participaria do processo por meio da terapia fotodinâmica, e outro deveria usar raspadores de língua. O experimento durou 30 dias.

As crianças expostas à terapia fotodinâmica antimicrobiana tiveram resultados melhores do que aquelas que usaram apenas raspador de língua.

O próximo passo da pesquisa deve incluir testes mais amplos para confirmar a eficácia, compará-la a outros tratamentos e, é claro, checar a segurança do tratamento em longo prazo.