Notícia

Jornal da Ciência online

Pesquisadores buscam voluntários para avaliar os efeitos da pandemia na produção científica

Publicado em 11 dezembro 2020

Por Agência Fapesp

Interessados em participar responderão questionário que requer dez minutos para ser preenchido e poderão interromper a participação em qualquer momento

Uma iniciativa em conjunto de professores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) convidam estudantes, professores e pesquisadores para participarem da pesquisa “Impactos da COVID-19 na publicação e editoração científica”.

A pesquisa tem como objetivo investigar os impactos da pandemia da COVID-19 sobre a publicação e editoração científica e analisar desigualdades segundo gênero e raça dos editores e revisores de periódicos científicos.

Os voluntários responderão a um questionário curto, por meio do celular, computador ou tablet, com acesso à internet, com duração aproximada de dez minutos. Não será perguntado nome, nem endereço. Serão armazenadas unicamente as respostas fornecidas, respeitando a confidencialidade das informações e o anonimato dos participantes, o sigilo e a confidencialidade dos dados, que serão analisados em conjunto.

É possível interromper a participação na pesquisa em qualquer momento, e o questionário será automaticamente excluído.

Os resultados da pesquisa têm potencial de fornecer subsídios para a elaboração de políticas a fim de enfrentar as desigualdades de sexo, gênero e raça entre os atores envolvidos na publicação e editoração científica. A pesquisa também permitirá conhecer as iniciativas que os periódicos científicos desenvolvem para abordar as desigualdades de gênero e raça na publicação e as mudanças ocorridas nas revistas no âmbito da pandemia.

A pesquisa é coordenada por Bruno Pereira Nunes, do Departamento de Enfermagem da UFPel, Leila Posenato Garcia, da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, e Taís Freire Galvão, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp. Os coordenadores podem ser contatados pelo e-mail impactos.publicacao@gmail.com.

Para participar da pesquisa, os interessados devem acessar https://redcap.ufpel.edu.br/surveys/index.php?s=ANMTNPFFDR.

Agência Fapesp

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Programa InfoSalud (Argentina) Plantão News (MT)