Um dos terremotos mais fortes registrados no Brasil nos últimos 30 anos - de magnitude 5 na escala Richter - fez a terra tremer em Mara Rosa, cidade com 10 mil moradores no norte de Goiás, em 8 de outubro de 2010. As pessoas sentiram o chão balançar tão intensamente que foi difícil ficar em pé. O vídeo ao final da matéria apresenta o esforço de pesquisadores brasileiros para compreender as razões desses tremores e monitorá-los por meio de diversas estações sismológicas instaladas no país.
"O Brasil tem terremotos pequenos e médios em várias partes. Alguns têm mais tremores e há em que praticamente não ocorre nada, nunca", afirma Marcelo Assumpção, sismólogo do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP). "Por exemplo, na região de Goiás e Tocantins existe uma faixa de mais ou menos de 100 quilômetros de largura onde os tremores são relativamente frequentes."
Leia mais sobre o assunto na reportagem Por que a terra treme no Brasil, publicada na edição 207 da revista Pesquisa Fapesp.
FONTE
Revista Pesquisa Fapesp