Notícia

Inteligemcia

Pesquisadores brasileiros refletem sobre tecnologia e transformações sociais em livro sobre a cibercultura

Publicado em 25 julho 2011

"Se tudo muda, nem sempre se transforma", descreve Eugênio Trivinho, organizador do livro A cibercultura em transformação - poder, liberdade e sociabilidade em tempos de compartilhamento, nomadismo e mutação de direitos, publicado em formato digital pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber), em parceria com o Itau Cultural. Transformação, para ele, é uma "mudança significativa, em algum nível ou em vários, de um "sistema" ou modus vivendi epocal, às vezes lenta e silenciosa, outras rápida e ruidosa [...], não raro - conjugando-se as duas formas -, muda, lerda e irruptiva".

É dessa forma que Trivinho introduz a preocupação de um grupo de pesquisadores brasileiros com a época atual, tecnológica e diversificada. Essa época, chamada de cibercultura, dá mostras de um significativo câmbio interno, uma transformação, cujas características, tendências e horizontes são representados nos 21 textos do livro. Entre os autores, há nomes como André Lemos, Francisco Rüdiger, Lucia Santaella, Sérgio Amadeu Silveira, entre outros pesquisadores de referência na área.

Os textos são resultado de conferências e debates realizados durante o II Simpósio Nacional da ABCiber, que aconteceu na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 2008, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Itaú Cultural. O evento foi organizado pelo Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Cibercultura (CENCIB), cuja equipe contribuiu para a organização da obra.

Poder, liberdade, sociabilidade, mobilidade e mudança são algumas das temáticas que se entrecruzam nesse compêndio, constituindo a espinha dorsal das sete partes nas quais os artigos são divididos. Ora provocativos, ora reflexivos, os textos que compõem este segundo volume da Coleção ABCiber formam importante fonte de informação para pesquisadores, estudantes e todos os interessados em refletir sobre os mais recentes impactos da tecnologia digital e das transformações sociais do contemporâneo. Pela mesma coleção também já foi publicada a obra A cibercultura e seu espelho - Campo de conhecimento emergente e a nova vivência humana na era da imersão interativa.

Sobre o organizador - Eugênio Trivinho é professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PEPGCOS/PUC-SP), Coordenador Geral do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura (CENCIB) nessa instituição e Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Preside, desde 2007, a Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber). Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), é assessor ad hoc do CNPq, da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Autor de vários ensaios e obras de crítica da comunicação, da civilização mediática, da cultura pós-moderna e da cibercultura.

Título: A cibercultura em transformação

Organizador: Eugênio Trivinho, com Angela Pintor dos Reis e equipe do CENCIB/PUC-SP

Número de páginas: 336

ISBN: 978-85-63368-01-0

Formato digital

Distribuição gratuita pelo site http://www.abciber.org/publicacoes/livro2/