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Pesquisadores brasileiros e Embraer criam jatos mais silenciosos e concorrem a prêmio europeu de inovação (41 notícias)

Publicado em 15 de maio de 2024

O projeto que deu origem às patentes teve início em 2006 e faz parte de um esforço da empresa brasileira em criar tecnologia de ponta dentro do próprio país

Os pesquisadores brasileiros Fernando Catalano e Micael Carmo são finalistas do prêmio European Inventor Award (Prêmio Europeu do Inventor) 2024, realizado pelo Escritório Europeu de Patentes (EPO). Estudos liderados pela dupla reduziram em cerca de 65% os ruídos gerados pela nova geração de jatos comerciais da Embraer, o E2. O projeto foi selecionado dentre mais de 550 inscrições feitas por 75 países.

A pesquisa reconhecida como inovadora pelo EPO é uma parceria entre a Universidade de São Paulo e a Embraer, a terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo. Catalano é professor e diretor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), enquanto Carmo é gerente sênior de Interiores, Ruído e Vibração da Embraer. O estudo também contou com financiamento da FAPESP e da Finep.

O programa apostou em uma abordagem multidisciplinar e, ao longo do tempo, contou com mais de 200 participantes. Micael Carmo aponta que um dos principais desafios foi fazer com que especialistas em ruído e em aerodinâmica trabalhassem juntos. Além disso, outro grande desafio foi alterar mecanismos aerodinâmicos da aeronave sem causar a perda de desempenho.

"Estamos tentando encontrar o melhor projeto para o futuro. Normalmente, é um equilíbrio entre ruído e consumo de combustível, mas isso também envolve arrasto, sustentação e muitas outras coisas, bem como o conforto dos passageiros", acrescentou o pesquisador da Embraer.

Até o momento, as principais alterações feitas foram nas superfícies de comando, nos trens de pouso, cauda e fuselagem. As asas também foram alongadas para, além de reduzir o ruído e o arrasto, também trazer maior eficiência operacional e custo-benefício.

Do ponto de vista mercadológico, as aeronaves menos ruidosas trazem vantagens competitivas para a empresa brasileira. Isso porque alguns aeroportos localizados em áreas muito povoadas aplicam tarifas diferenciadas para aqueles aviões com um grau reduzido de ruídos — algo a ser levado em conta pelas companhias aéreas na hora de escolher o seu fornecedor de jatos.

Programa aeronave silenciosa

A preocupação com a redução de ruídos em suas aeronaves não é recente para a Embraer. Prevendo uma necessidade de uma aviação cada vez mais sustentável e acompanhando o aumento das restrições de ruídos nas décadas anteriores, a fabricante criou, em 2006, o Programa Aeronave Silenciosa, em parceria com diversas universidades do país.

Nos quase 20 anos de história, o programa foi responsável pela criação de múltiplas patentes e modernização dos jatos da família E2. Em comparação ao modelo anterior, a redução de ruídos foi de 65%, além de emissões de CO² 25% menores por passageiro. Segundo a Embraer, o impacto para o ambiente pode ser reduzido em até 85% caso o abastecimento seja feito com combustível de aviação sustentável (SAF).

Para a companhia brasileira, o sucesso do projeto e a tecnologia desenvolvida em parceria com as universidades é um bom benchmark para parcerias público-privadas para geração e exportação de tecnologia. Atualmente, a companhia detém 700 patentes vigentes e segue com parcerias com inúmeras instituições de pesquisas para aumentar ainda mais esse número.

O problema dos ruídos

Além de permitir que os jatos brasileiros passem com louvor nas certificações internacionais que medem a emissão de ruídos pelos aviões comerciais, as inovações também possuem um impacto profundo na sociedade.

Hoje, a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) vê o barulho das aeronaves e os transtornos gerados para os habitantes do entorno como o principal empecilho à operação e expansão dos aeroportos. Catalano explica que isso acontece porque a parte mais significativa dos ruídos acontecem justamente nas aterrissagens e decolagens.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) também mapeia os efeitos da exposição de longo prazo aos ruídos na saúde da população. Dentre os problemas de saúde pública frequentemente citados estão perturbação do sono, perda auditiva, estresse e deficiências cognitivas para crianças expostas durante um longo período de tempo.

Apesar das principais alterações tecnológicas terem sido aplicadas na família E2 de jatos da Embraer, os pesquisadores apontam que o conhecimento gerado será importante para todos os projetos de aeronaves que virão depois — incluindo o eVTOL, os carros voadores, a serem produzidos pela subsidiária Eve.

Saiba mais sobre o prêmio

O European Inventor Award é um dos prêmios de inovação mais prestigiados da Europa. Os brasileiros concorrem na categoria de países não pertencentes ao Escritório Europeu de Patentes (EPO), mas que possuem criações patenteadas no continente.

Também concorrem nessa categoria o norte-americano David Fattal — por avanços em ótica de display e software para criar imagens 3D sem óculos —, e o japonês Masato Sagawa — por suas contribuições para o desenvolvimento de ímãs permanentes superiores.

A cerimônia de premiação será realizada em Malta, no dia 9 de julho, com transmissão ao vivo no site do EPO. Existe ainda uma votação para o Prêmio Popular. É possível votar aqui.