Jornal do Comércio (RS) online

Pesquisadores brasileiros concluem maior banco de dados genômicos de idosos da América Latina

Publicado em 26 setembro 2020

O maior banco de dados genômicos de idosos da América Latina foi concluído por pesquisadores do Centro de Estudos do Genoma Humano e de Células Tronco (CEGH-CEL) do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP). Ao todo, 1.171 idosos, com média de idade de 72 anos e não aparentados, tiveram o DNA analisado por cientistas. Os voluntários foram selecionados por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da USP através o Projeto Saúde, Bem-estar e Envelhecimento (SABE), em parceria com a FAPESP. Os resultados do estudo estão disponíveis na plataforma bioRxiv.

Os dados, reunidos em um repositório de acesso aberto, darão subsídios para que os pesquisadores consigam identificar mutações genéticas responsáveis por doenças, além de estimar a incidência na população e encontrar novas formas que levem ao envelhecimento saudável. Em entrevista à Fapesp, a professora do IB-USP e coordenadora do CEGH-CEL, Maryana Zatz, elogiou a conclusão do trabalho. “É o maior banco de DNA de pessoas idosas da América Latina e de uma população altamente miscigenada como a brasileira, resultado de um trabalho iniciado há mais de 10 anos”.

Com o sequenciamento dos genomas, os pesquisadores identificaram 76 milhões de mutações genéticas, das quais dois milhões estavam ausentes em bancos de dados internacionais, segundo informações da Agência Fapesp. Uma das explicações identificadas pelos cientistas para essa lacuna diz respeito ao fato de populações altamente miscigenadas estarem sub-representadas nos bancos genômicos, o que, segundo os cientistas, pode limitar o acesso de pessoas de ascendência não europeia aos benefícios da medicina de precisão e a testes com maior acurácia, aumentando potencialmente as disparidades de saúde. “O número excessivo de variantes não descritas indica que nossas populações parentais não estão representadas nesses bancos e reafirma a importância de sequenciar o genoma de brasileiros, especificamente, para reduzir as assimetrias de representatividade nos bancos genômicos internacionais”, apontou Michel Naslavsky, professor do IB-USP e primeiro autor do estudo.

A questão da ancestralidade genética dos idosos mostrou ainda uma variabilidade que, segundo o estudo, abrange desde um único ancestral a uma mistura de dois ou mais, com maior predominância, nesta ordem, de europeus, africanos, ameríndios e do leste asiático. Essa diversidade genética é, inclusive, oposta à de países como os Estados Unidos, por exemplo.

Foram catalogados ainda 2 mil elementos genéticos móveis (partes genômicas que podem se deslocar para diferentes partes do genoma), mais de 140 novos alelos de genes HLA ( que se diversificam na forma e com vários alelos diferentes) e segmentos genômicos, totalizando entre 60 e 70 milhões de pares de bases que não haviam sido referidos em sequenciamentos do genoma humano realizados até o momento. O número equivale a 2% das sequências do genoma humano completo, composto por 3 bilhões de pares de bases. Ainda que pareça pequeno, esse montante de regiões genômicas sem referência representa uma parte expressiva do genoma humano de brasileiros que ainda não estavam nas bases genômicas internacionais e podem contribuir, inclusive, para explicar diferenças genéticas e o surgimento ou aparecimento de doenças. “Estamos enriquecendo os genomas de referência globais com os dados da população brasileira. A partir de agora, ao sequenciar o genoma de brasileiros será possível alinhar com o genoma de referência global e com o do nosso projeto”, avaliou Naslavsky.

A criação de um banco genômico brasileiro já era vista como uma necessidade pelos cientistas, pois a população não estava, até então, representada nos bancos de dados internacionais. Os cientistas focaram em estudar genomas de idosos porque uma das metas era avaliar a incidência de doenças associadas ao envelhecimento, como mal de Parkinson, Alzheimer, hipertensão e câncer, por exemplo.

Para demonstrar a importância do trabalho, foram comparadas quase 400 mutações gênicas identificadas nos idosos apontadas como causadoras de doenças (patogênicas) nos bancos genômicos públicos para verificar se correspondiam a essa classificação.

Além dessas, os pesquisadores também compararam mutações associadas a doenças autossômicas recessivas (causadas pela herança de duas cópias alteradas de um mesmo gene, sendo uma proveniente do pai e outra da mãe), identificadas nos idosos para estimar a incidência delas na população brasileira. Entre as doenças estão a fibrose cística (mais comum entre os europeus), a anemia falciforme (mais prevalente entre os africanos), surdez relacionada ao gene GJB2 e a febre familiar mediterrânea.

Para Naslavsky, os dados gerados pela pesquisa podem facilitar o diagnóstico de doenças e ajudar, no futuro, um melhor desenvolvimento da medicina de precisão.

O artigo denominado “Whole-genome sequencing of 1,171 elderly admixed individuals from the largest Latin American metropolis (São Paulo, Brazil)”, pode ser lido na plataforma bioRxiv em www.biorxiv.org/content/10.1101/2020.09.15.298026v1.

UOL O Estado de S. Paulo Estadão.com Record TV G1 UOL UOL BOL Estado de Minas online IstoÉ online IstoÉ Dinheiro online Portal Exame Folha de S. Paulo Portal R7 Folha.com Yahoo! Yahoo! Galileu online Portal da Enfermagem Jornal da Ciência online NewsLab online LabNetwork Programa InfoSalud (Argentina) Aroldo Murá Terra MSN Olhar Digital Região Noroeste ABC - Academia Brasileira de Ciências Mundo e Meio Portal do Governo do Estado de São Paulo Jornal de Brasília online MSN Notícias & Artigos ES360 GP1 Panorama Farmacêutico Agencia EFE (América) Agência Lusa (Portugal) Notícias ao Minuto (Portugal) MSN (Portugal) Chumbo Grosso DF Encart Notícias Jornal Tijucas MSN Informador.news Demoefe.ikuna.com Agencia EFE (México) Yahoo! (Espanha) O Dia (SP) A Crítica (MS) online Diário do Grande ABC online Aqui Notícias online Diário de Notícias online Bem Paraná online Correio do Papagaio online Zero Hora online Portal do Holanda Dinheiro Rural online FasterNet Jornal de Itatiba online Tribuna do Agreste Tribuna do Sertão CGN FoxBe Guarulhosweb Mercado News TN Online Blog do Didi MSN (Portugal) SAPO 24 (Portugal) Diário da Notícia Folha Vitória online Press From Brasil (EUA) Planeta online Alianza Metropolitan News (EUA) online Rede Massa SBT Folha de Valinhos online Diário do Sudoeste (Pato Branco, PR) online HiperNotícias O Liberal (Americana, SP) online Rosenwal Ferreira Metro Jornal online TV Globo TV Globo Galus Australis Instituto Pinheiro Vale São Patrício Resende News Blog Cidade News Itaú Quiosco (República Dominicana) RG Radio (Equador) Head Topics (Brasil) Dom Total Investe São Paulo Ásia Comentada Tribuna do Interior online Vitória News Jornal Estação online Repórter Diário ABC (Paraguai) online Jornal Primeira Página La Conéxion (EUA) Aracaju Magazine Xeberoxu.az (Azerbaijão) Aqreqator.az (Azerbaijão) Meio Norte online Observador (Portugal) Eldiario (Espanha) La Vanguardia (Espanha) online Impala News (Portugal) El Siglo de Torreón (México) online Globovisión Tele (Venezuela) Super Interessante online Jornal de Boas Notícias Jornal Fatos & Notícias El Siglo Coahuila (México) Duna Press Jornal de Piracicaba Panorama (Venezuela) El Siglo (México) MSN Portal Paraíba Urgente Poder360 Canaltech Mega Curioso Tecmundo TV Alesp Ambientebrasil Ceedec - Centro de Educação Especializado Sapo (Portugal) Infobae América (Argentina) Dignus (Portugal) Jornal GGN Tech Na Net Guarulhos Hoje Tech Na Net