Notícia

Correio Popular (Campinas, SP)

Pesquisadores aprimoram descoberta de catalisadores

Publicado em 05 março 2010

Um grupo de pesquisadores paulistas vem aprimorando, desde a década de 1990, metodologias para a descoberta de catalisadores biológicos, fundamentais para o desenvolvimento de fármacos mais eficientes e seguros.

Encerrado em dezembro de 2009, o Projeto Temático "Biocatálise em síntese orgânica" é o terceiro coordenado desde 1999 por José Augusto Rosário Rodrigues, professor do Instituto de Química (IQ) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os catalisadores, substâncias que afetam a velocidade de reações químicas, são um insumo importante para a produção de fármacos. Mas, de acordo com Rodrigues, para

evitar a toxicidade dos catalisadores químicos, os cientistas foram buscar, nas células de microrganismos como fungos e bactérias, enzimas de interesse - os biocatalisadores. "Cada tipo de produto farmacológico precisa de um catalisador específico para realizar uma determinada reação. Por isso, temos nos dedicado a descobrir metodologias cada vez mais sofisticadas para a triagem de enzimas de interesse", disse Rodrigues à Agência Fapesp. As metodologias desenvolvidas buscam unir dois aspectos: alto rendimento e pureza óptica elevada. "Fazemos triagens com diferentes microrganismos para avaliar quais são os que têm melhor rendimento ", explicou.

(Agência Fapesp)