EBC Rádios

Pesquisadores apostam em molécula para combater doenças bacterianas em culturas agrícolas

Publicado em 14 dezembro 2018

Nesta quinta-feira (14 ) o Brasil Rural entrevistou Alessandra de Souza, pesquisadora do Instituto Agronômico de São Paulo (IAC) e coordenadora de um projeto a respeito de uma molécula usada para combater doenças bacterianas em culturas agrícolas.

Ela fala da origem do estudo da bactéria Xylella fastidiosa que causa o amarelinho nos citros. "Essa bactéria foi a primeira bactéria que causa doenças em plantas que teve seu genoma sequenciado no mundo". Realizado em 2000, esse sequenciamento foi feito inteiramente no Brasil.

Segundo Alessandra, foi verificado na pesquisa que o mecanismo que a Xylella fastidiosa usava para  causar doenças nas plantas eram parecidos com alguns mecanismos que bactérias usam para causar doenças respiratórias, principalmente, em humanos. "Ou seja, essas bactérias acabam grudando nessas vias respiratórias, o que chamamos de biofilme bacteriano."

A solução encontrada pelos pesquisadores foi a molécula chamada N-acetilcisteína (NAC), utilizada na saúde humana para desobstruir as vias respiratórias.

Entrevista completa no link abaixo.