Notícia

Jornal da Unesp

Pesquisadoras fazem estágios no Canadá

Publicado em 01 maio 2015

Duas pesquisadoras do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, Câmpus de Botucatu, estiveram recentemente no Canadá, para realizar estágios. Cibele dos Santos Borges é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biologia Geral e Aplicada e Marina Trevizan Guerra realiza seu pós-doutorado. Ambas são orientadas pela professora Wilma de Grava Kempinas, do Departamento de Morfologia do IB.

Marina fez estágio na Universidade McMaster, de julho de 2014 a janeiro de 2015. Para isso, recebeu uma Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (Bepe), da Fapesp. O estudo que ela desenvolve visa avaliar os efeitos tóxicos do butil parabeno sobre o sistema genital de ratos machos e fêmeas, cujas mães foram expostas à substância durante a prenhez e a lactação.

Cibele permaneceu no Institut Armand-Frappier Research Centre, da Universidade de Quebec, de agosto de 2014 a fevereiro deste ano, por meio de uma bolsa do governo canadense. Em seu trabalho, ela estuda os efeitos da exposição in utero à substância betametasona em relação a aspectos reprodutivos de ratos machos, com ênfase na qualidade espermática e fertilidade.

A doutoranda elogia sua experiência no exterior. “Aprendi, por exemplo, várias técnicas novas”, afirma. “E conheci pessoalmente os quatro principais nomes que usava como referência na minha pesquisa.” Marina concorda com sua colega, também ressaltando as técnicas que adquiriu. “O estágio representou tanto um ganho pessoal quanto profissional”, comenta.

Colaborou Adriana Donini