Pesquisa de mestrado em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB/USP) recebeu o Prêmio Excelência em Audiologia. A premiação aconteceu durante o 29º Encontro Internacional de Audiologia (EIA), em Florianópolis.
Os estudos foram desenvolvidos no Departamento de Fonoaudiologia da FOB/USP e no Centro de Pesquisas Audiológicas do Centrinho. Cerca de 300 trabalhos foram submetidosao evento, 22 aprovados para a etapa final e apenas cinco foram premiados, entre eles o realizado pelas pesquisadoras da FOB-USP.
Sob o título “Potenciais Evocados Auditivos Corticais na remediação fonológica de crianças com distúrbio de aprendizagem”, a pesquisa foi objeto da dissertação de Thais Freire, orientada pela docente Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte, co-orientação da professora Kátia de Freitas Alvarenga em parceria com as fonoaudiólogas Letícia Cristina Vicente e Raquel Agostinho-Pesse. Contou com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Em linhas gerais, o trabalho pesquisou a aplicabilidade de um exame audiológico conhecido como Potencial Evocado Auditivo Cortical (PEAC), utilizado para avaliar o desenvolvimento de estruturas corticais auditivas, em crianças com distúrbios de aprendizagem. O exame foi realizado antes e após a terapia e revelou que a intervenção foi bastante eficaz.