Quatro textos sobre História da Moda da pesquisadora sorocabana Maria Claudia Bonadio estão chegando ao público, como parte de três obras coletivas editadas. respectivamente. pela PUC/SP, Unip e Editora Insular.
No volume "Artes da história & outras linguagens", do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da PUC/SP, publicado pela Educ, ela contribui com o artigo "Histórias debaixo dos Panos: Descobrindo a Linguagem da Moda", um estudo sobre mulheres das elites e classes médias paulistanas entre 1913 e 1929. Partindo da premissa de que a moda pode ser considerada uma nova linguagem da história. Maria Claudia Bonadio dela se utiliza para um sucinto estudo da interação entre aqueles estratos socioeconômicos com o espaço público na segunda e terceira décadas do século 20.
Para o volume "Moda, Comunicação e Cultura: Um Olhar Acadêmico", organizado por Solange Wajman (Unip) e Adilson José de Almeida (MP/USP) e publicado pelo Nidem (Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Moda), da Universidade Paulista, e pela Arte & Ciência Editora, com apoio da fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) e do Programa de Incentivo ao Mérito Acadêmico, do Ministério da Cultura, a autora sorocabana produziu o texto "Teorias e práticas da moda e do gosto: de Pierre Bourdieu a Glória Kalil". Contrapondo-se à afirmação do pensador francês Gilles Lipovestsky, ela sustenta que, no sistema da moda, a democracia é apenas aparente. "Objetivamente, a moda é um produto concebido com fins determinados. A ação individual ou de pequenos grupos só excepcionalmente consegue sesobrepor - e ainda assim, na maioria dos casos, por um tempo limitado - ao sistema que rege a criação, a venda e a determinação do gosto e consequentemente da moda" - afirma.
Para segunda parte do volume, que documenta os seminários organizados pelo Nidem, contribuiu com o texto "Moda e feminilidade, um todo indivisível".
Do livro "Moda palavra - Reflexões em Moda", coordenado pela pesquisadora Mara Rubia Sant'Anna, da Universidade Federal de Santa Catarina, e publicado pela editora Insular, de Florianópolis, reunindo contribuições de mestres e doutores de diferentes áreas do conhecimento que se dedicam ao estudo da moda. a Maria Claudia participa com o artigo: "Moda. frivolidade e projeto político em José de Alencar", no qual enfoca o tratamento que aquele escritor deu ã mulher nos romances voltados especificamente para a composição de perfis femininos.
Notícia
Cruzeiro do Sul online