Notícia

UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista

Pesquisadora participa de congresso de medicina respiratória

Publicado em 02 outubro 2019

A Unoeste é representada no mais importante evento de medicina respiratória da Europa e um dos mais importantes do mundo, o Congresso Internacional ERS - European Respiratory Society (Sociedade Respiratória Europeia). A fisioterapeuta Dra. Francis Lopes Pacagnelli, pesquisadora vinculada ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciência Animal que oferece mestrado e doutorado, participa do congresso, que é realizado em Madri, na Espanha. O evento teve início no dia 28 de setembro e terminará nesta quarta-feira (2).

Em forma de pôster, a pesquisadora apresentou resultados de pesquisa da área de avanços no tratamento da hipertensão pulmonar. O estudo intitulado “Efeitos de treinamento preventivo em um modelo animal de hipertensão pulmonar induzido por monocrotalina” decorre de projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)  que envolve a Unoeste e a Unesp de Botucatu (SP).

Além de Francis, pela Unoeste participam também a bolsista em iniciação científica no curso de Fisioterapia Raisa de Jesus Dutra Dias, o professor de Fisioterapia e aluno do doutorado Thaoan Bruno Mariano, a professora do curso de Estética e Cosmética Ana Karênina Dias de Almeida Sabela, a professora de Fisioterapia Ana Paula Coelho Figueira Freire e a aluna do mestrado Lauren Chrys Soato Marin Schaffer .