Notícia

Jornal da Unesp online

Pesquisadora de Marília lança livro em Portugal

Publicado em 05 fevereiro 2009

Por Oscar D'Ambrosio

Obra discute questões de gênero na educação e na política

 

Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo, docente do Departamento de Administração e Supervisão Escolar da Faculdade de Filosofia e Ciências, câmpus de Marília, lança na próxima quinta-feira (12/20), em Lisboa, Portugal, o livro Gênero, educação e política: múltiplos olhares. O evento ocorre no XVII Colóquio Afirse (Associação Francófona Internacional de Pesquisa Científica em Educação) – Seção Portuguesa, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. O tema central da reunião, que termina dia 14, é A Escola e o Mundo do Trabalho.

O livro enfatiza a razão de algumas bandeiras de luta dos movimentos feministas estarem em pauta desde os anos 1970. Segundo a docente, isso ocorre porque tais bandeiras ainda não se concretizaram “Não condiz com a sociedade democrática e com a igualdade de gênero que se deseja construir”, afirma a pesquisadora.

A publicação, com textos de autores do Brasil, de Portugal, do México e da Argentina, também terá lançamento durante a VIII Semana da Mulher, a ser realizada de 10 a 12 de março, na Unesp de Marília, com o tema “Mulheres e relações de gênero na Unesp: passado e presente”.

Eleições municipais – Em 2008, a doente Tânia lançou, ainda, a obra Gênero e poder local, na qual analisa as eleições municipais do ano 2000 em Marília com enfoque para a campanha das candidatas ao legislativo. Por meio de uma retrospectiva histórica, a pesquisadora busca entender melhor o papel da mulher na história local e o início de sua participação na política partidária. Consegue, assim, entender o porquê da dificuldade das mulheres elegerem-se nos pleitos eleitorais.

Resgata ainda o papel político do movimento feminista e verifica como este influenciou a participação política das mulheres nos anos 1980, no período de redemocratização do País. Para isso, se vale de obras acadêmicas e também de trabalhos elaborados por memorialistas cujos propósitos eram ressaltar os feitos e as qualidades dos homens da raça branca que, oficialmente, construíram a história da cidade.

Informações:

Gênero, educação e política: múltiplos olhares

Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo (organizadora) Ícone Editora, 272 páginas, R$ 24,00, (11) 3392-7771

www.iconeeditora.com.br

Gênero e poder local

Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo

Humanitas e Fapesp 334 páginas R$37,00;(11) 3091-2920

editorahumanitas@usp.br