Notícia

O Otimista online

Pesquisadora da USP é a primeira brasileira a conquistar prêmio global para cientistas (27 notícias)

Publicado em 08 de janeiro de 2025

Fabiana Corsi Zuelli, doutora pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), conquistou o USERN Prize na categoria Ciências Médicas por seus estudos sobre mecanismos imunológicos. A pesquisadora é a primeira brasileira a receber o prêmio.

A premiação promovida pela Universal Scientific Education and Research Network (USERN), reconhece jovens cientistas que se destacam por suas contribuições científicas e humanitárias. Fabiana Corsi Zuelli foi selecionada por um conselho de excelência composto por mais de 600 cientistas renomados do mundo, incluindo 20 vencedores dos Prêmios Nobel e Abel.

Fabiana foi premiada por suas pesquisas inovadoras sobre os mecanismos imunológicos nas psicoses. Estudo abre caminho para novas abordagens terapêuticas personalizadas.

“Há evidências genéticas e epidemiológicas que mostram um perfil inflamatório de baixo grau em pacientes no primeiro episódio psicótico”, explicou Zuelli em entrevista a Agência FAPESP.

E completa: “nossos estudos mostram que esse perfil está associado a sintomas psiquiátricos tidos como transdiagnósticos, como a redução do prazer e motivação. Nosso próximo passo é avançar para estudos de imunofenotipagem celular, que poderão direcionar novos alvos terapêuticos para futuros ensaios clínicos personalizados.”

A pesquisadora realizou o estudo com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a coordenação do professor Paulo Rossi Menezes, da faculdade de Medicina da USP. Sua pesquisa integra um consórcio europeu que analisa interações entre genes e ambiente, focando em esquizofrenia, além de outros transtornos psicóticos.

Em sua pesquisa, Fabiana analisou as interações entre mediadores de inflamação mensurados no sangue de pacientes em primeira crise psicótica e fatores ambientais de risco, como traumas infantis e consumo de maconha.

O prêmio foi entregue durante o Festival de Premiação USERN Prize realizado em novembro passado, no Dia Global da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento. O evento honra jovens cientistas com menos de 40 anos por projetos desenvolvidos nas áreas de Ciências Formais, Ciências Físico-Químicas, Ciencias Biológicas, Ciências Médicas e Ciências Sociais. A edição 2025 ocorrerá no Brasil, na Universidade de São Paulo (USP).

Redação O Otimista Brasil redacao@ootimista.com.br