A pesquisadora Laís Thomaz, da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Marília (SP), foi contemplada pela Renewable Fuels Association e pela Renewable Fuels Foundation com uma bolsa para participar da 20ª National Ethanol Conference: Going Global, em fevereiro, nos Estados Unidos.
Thomaz defendeu no ano passado a tese de doutorado As coalizões de defesa e as mudanças na política externa comercial e energética dos Estados Unidos para o etanol, conduzida com o apoio da FAPESP, que também apoiou estágio de pesquisa na Georgetown University, nos Estados Unidos.
A bolsa proporciona a pesquisadores que concentram seus estudos em combustíveis renováveis e pretendem seguir carreira na indústria do setor a oportunidade de participar gratuitamente da conferência internacional, com todas as despesas pagas.
A tese de Thomaz tratou dos fatores envolvidos na decisão do Congresso dos Estados Unidos de não renovar, em 2011, os principais incentivos federais à produção de etanol, criados nos anos 1970 e ampliados nas décadas seguintes. A pesquisadora demonstrou que a decisão decorreu principalmente de mudanças nas coalizões de defesas dos incentivos, embora fatores externos também tenham contribuído para a medida.
Durante o estágio na Georgetown University, Thomaz se dedicou ao mapeamento das estratégias e iniciativas das coalizões, à análise de conteúdo legislativo e documental, realização de entrevistas e estudos das eleições nos Estados Unidos e das contribuições de campanhas e despesas de lobby.
A 20ª National Ethanol Conference: Going Global ocorrerá de 18 a 20 de fevereiro, no Gaylord Texan Resort and Convention Center, no Texas. Mais informações em www.nationalethanolconference.com.
Agência FAPESP