Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

Pesquisador Raymond Schinazi, um dos maiores especialistas do mundo em terapias para tratamento de várias doenças, participa de simpósio no Brasil

Publicado em 15 maio 2019

Professor da Emory University participa de evento com foco em inovação, organizado pelo departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da USP

São Paulo, 14 de maio de 2019 – A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, traz ao país o químico Raymond Schinazi, empreendedor de biotecnologia mundialmente conhecido, líder na descoberta do fármaco que revolucionou o tratamento da hepatite C e outras terapias antivirais para condições como AIDS. O especialista participa como palestrante do simpósio “Innovation in Drug Discovery and Development – i[D]3 2019?, organizado pela Profª. Suzane Ono, do departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). O evento acontece nesta terça-feira, das 14h às 18h, no Centro de Treinamento do INRAD, do Hospital das Clínicas da FMUSP, em São Paulo.

O objetivo do simpósio é avançar no conhecimento de processos e oportunidades de desenvolvimento de medicamentos, com foco em parcerias acadêmico-industriais. O público-alvo são pesquisadores, estudantes de pós-graduação e profissionais da indústria que participam do desenvolvimento de medicamentos no Brasil.

Os principais tópicos de discussão serão “Parceria entre academia e indústria na descoberta e desenvolvimento de medicamentos”, “O papel das start-ups na descoberta e desenvolvimento de medicamentos”, “Descoberta de medicamentos – Do Brasil para o mundo” e “Desenvolvimento de medicamentos – Soluções brasileiras”.

Participarão também do simpósio como palestrantes Daniel Salazar, vice-presidente técnico-científico da EMS; Jaime Rabi, diretor executivo da Microbiológica, Química e Farmacêutica Ltda.; Ricardo di Lazzaro Filho, diretor médico e fundador do laboratório Genera e Pedro Penna (co-fundador da startup Naiad); a professora Suzane Kioko Ono, professora associada do Departamento de Gastroenterologia e a professora Ana Marisa Chudzinski-Tavassi, coordenadora do Centro de Excelência para Descoberta de Alvos Moleculares (CENTD), um dos Centros de Pesquisa em Engenharia (CPE) da Fapesp.

FAPESP e Microbiológica também patrocinam o evento.

Membro do Comitê Científico da Brace Pharma, empresa da EMS com base nos Estados Unidos voltada para inovação disruptiva (radical), Schinazi também participará, em 17 de maio, de uma reunião do Conselho da companhia, em Hortolândia (SP).

Combate ao HIV – Raymond Schinazi é diretor do laboratório de Farmacológica bioquímica na Emory University e co-diretor do Grupo de Trabalho Científico para Cura do HIV para o Centro de Pesquisa para AIDS (CFAR), patrocinado pelo NIH (National Institute of Health), da Emory University.

Criador de diferentes medicamentos, Schinazi foi o responsável pela descoberta das principais drogas para o combate do HIV. Ph.D. em Química pela Universidade de Bath (Inglaterra), o especialista completou o treinamento de pós-doutorado em Farmacologia na Universidade de Yale.

Sobre a EMS

Maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 13 anos consecutivos, pertencente ao Grupo NC. Com 55 anos de história e cinco mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano por meio da Brace Pharma, empresa com foco em inovação radical. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. A EMS exporta para mais de 40 países – www.ems.com.br.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Jornal Dia Dia