O professor e pesquisador Hernane da Silva Barud, coordenador do Laboratório de Biopolímeros e Biomateriais da Universidade de Araraquara (SP), faz conferência na próxima segunda-feira (10) sobre Biocelulose: material multifuncional para aplicação médica, farmacêutica e fotônica, a partir das 10 horas, no Anfiteatro de Pós-Graduação do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UEL.
A conferência é gratuita, direcionada a pesquisadores e estudantes das áreas de biotecnologia, microbiologia, engenharia química, farmácia, medicina, biologia, ciência e tecnologia de alimentos. O pesquisador vai falar sobre o uso do material natural produzido por bactérias, que representam superfícies porosas muito indicadas para a área da saúde. Pelas características físicas (porosidade e alta pureza), a biocelulose pode ser usada como pele artificial e curativo.
Durante a apresentação, o pesquisador mostrará a versatilidade do material também como dispositivo em sistemas de liberação de fármaco, fotônica e outras aplicações. O professor Hernane tem dezenas de trabalhos publicados na área, além de nove patentes. É professor colaborador da Universidade Estadual Paulista (UNESP), professor visitante da Universidade de Coimbra, além de coordenar do projeto de pesquisa financiado junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A iniciativa é do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, do CCA.