Notícia

A Tribuna Piracicabana

Pesquisador é premiado por estudo com nanopartículas na agricultura

Publicado em 31 outubro 2019

O professor Hudson Wallace Pereira de Carvalho, pesquisador do Cena/USP (Centro de Energia Nuclear na Agricultura) em Piracicaba, é um dos ganhadores do Prêmio Excelência para Novas Lideranças, concedido a docentes com até 40 anos de idade que se destacam pelo impacto de sua pesquisa científica, artística ou cultural.

Hudson foi contemplado na categoria Ciências Agrárias. Pesquisador responsável pelo LIN (Laboratório de Instrumentação Nuclear), Hudson coordenou o trabalho de uma equipe de jovens cientistas em torno de uma pesquisa sobre o potencial de aplicação de nanomateriais na agricultura.

A pesquisa mostrou que nanopartículas podem ser usadas na nutrição mineral de plantas e como estimulantes de crescimento. Elas também apresentam potencial de uso na indução de resistência à pragas e doenças. Tendo em vista que o Cena busca incrementar a produtividade agropecuária de forma sustentável, o projeto também investigou potenciais impactos ambientais dessa tecnologia.

A pesquisa recebeu financiamento da Fapesp (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo). PRÊMIO - Criado pela Pró- Reitoria de Pesquisa da USP (Universidade de São Paulo), o Prêmio Novas Lideranças em Pesquisa premiou, em 2019, oito pesquisadores, em oito áreas do conhecimento distintas.

As propostas foram analisadas por uma Comissão Avaliadora composta por 24 pesquisadores externos, representantes de todas as áreas do conhecimento, levando em conta o impacto científico ou social e a relevância das atividades de pesquisa para o desenvolvimento de seu campo de estudos, para a visibilidade da pesquisa realizada na Universidade e para a interação da USP com a sociedade. Cada docente contemplado receberá um prêmio no valor bruto de R$ 15 mil. A cerimônia de premiação será realizada no dia 8 de novembro, às 14h, na Sala do Conselho Universitário da USP, na capital.