Notícia

MCTIC - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Pesquisador do Inpa está entre os ganhadores do prêmio Fundação Bunge

Publicado em 02 agosto 2010

Niro Higuchi, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) e membro do corpo editorial das revistas Acta Amazonica, Cerne e Floresta, Isaías Raw, Guilherme de Sousa Ribeiro e Alexandre Fadigas de Souza são os ganhadores da 55ª edição do Prêmio Fundação Bunge.

Na área de Saúde Pública/Medicina Preventiva, Raw foi o contemplado na categoria Vida e Obra e Ribeiro em Juventude. Na área Ciências Florestais, Higuchi foi agraciado na categoria Vida e Obra e Souza na Juventude.

Para a categoria Vida e Obra são escolhidas obras de especialistas já reconhecidas, e na Juventude, jovens de até 35 anos que tenham defendido teses de mestrado ou doutorado ou se sobressaído com algum trabalho nos ramos de premiações. Os prêmios são de R$ 100 mil (Vida e Obra) e R$ 40 mil (Juventude).

A cerimônia de entrega dos prêmios será em 13 outubro em São Paulo. No dia seguinte, se realiza o Seminário Internacional Fapesp-Fundação Bunge, na Fundação de Apoio à Pesquisa de São Paulo (Fapesp), com a participação de especialistas nos temas do prêmio.

Os candidatos ao Prêmio Fundação Bunge não são inscritos, mas indicados por dirigentes de universidades e entidades culturais e científicas. Uma comissão técnica, composta por cinco membros, sendo um do exterior, em cada área de premiação, seleciona os pesquisadores em cada ramo do conhecimento na categoria Vida e Obra, indicando-os para a decisão do grande júri. No caso dos jovens talentos, a comissão técnica escolhe diretamente os homenageados do ano.

Mais informações: www.fundacaobunge.org.br