Notícia

Blog Olivete Salmória

Pesquisador do IFSC Lages está entre os mais influentes da América Latina

Publicado em 28 outubro 2021

Por Olivete Salmória

Onze pesquisadores do IFSC se classificaram entre os principais cientistas latino-americanos pelo AD Scientific Index 2021. O ranking é baseado no índice de produtividade dos pesquisadores, conforme sistema de pontuação e número de citações no Google Acadêmico. Na lista está o professor Michael Ramos Nunes, da área de Ambiente e Saúde do Câmpus Lages.

Michael tem mestrado em Química pela Universidade Federal de Pelotas e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul atuando na área de Físico-Química de Materiais. No IFSC, leciona nos cursos técnicos em Análises Químicas e Biotecnologia, e no curso superior de Engenharia Química. Na lista, Michael ficou em quarto lugar no geral da instituição, em primeiro no recorte dos últimos cinco anos, e primeiro nas áreas de Ciências Naturais e Ciências Químicas do IFSC.

Alguns alunos do grupo de pesquisa foram aprovados em processos seletivos para mestrado e doutorado em instituições renomadas do país como William Gustavo Sganzerla, que foi aprovado no doutorado direto na Unicamp com bolsa FAPESP, a egressa Ana Letícia Andrade Ferreira na UFSC e o egresso Gabriel Bachega Rosa no ITA. Devemos destacar também que as publicações do grupo de pesquisa são utilizadas para o fortalecimento dos currículos dos pesquisadores, possibilitando financiamento de projetos de pesquisa em editais internos e de agências de fomento. No ano de 2021 conseguimos a aprovação de diversos projetos de pesquisa em editais do IFSC e financiados por agências de fomento como CNPQ e FAPESC. A aprovação nestes editais garante recursos financeiros e bolsas de pesquisa para os alunos.

 

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
São Carlos em Rede