Notícia

Envolverde

Pesquisador do Cena-USP ganha prêmio internacional

Publicado em 28 outubro 2009

Agência FAPESP - Carlos Clemente Cerri, professor titular e pesquisador do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Universidade de São Paulo, ganhou o Ernesto Illy Trieste Science Prize. O prêmio é oferecido conjuntamente pela Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS) e pela empresa Illycaffe, em reconhecimento a destacados cientistas de países em desenvolvimento.

O prêmio foi entregue durante o 20º Encontro Geral e 11ª Conferência Geral da TWAS, na semana passada, em Durban, na África do Sul. Durante o evento, Cerri proferiu palestra sobre emissões de gases do efeito estufa do Brasil e a importância da agricultura e da pastagem.

"É uma satisfação enorme receber esse que é o prêmio de maior prestígio oferecido pela TWAS. Isso significa o reconhecimento de uma equipe, do Cena e da USP", disse o premiado.

Cerri coordena o Projeto Temático "Impacto ambiental da expansão da agricultura no sudoeste da Amazônia", apoiado pela FAPESP. É engenheiro agrônomo graduado pela Universidade Estadual Paulista, em Jaboticabal (1971), mestre (1975) e doutor (1979) pelo Instituto de Geociências da USP, livre-docente (1985) e professor adjunto (1988) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP e professor titular (1996) pelo Cena/USP.

Desde 1998 dedica-se a pesquisas sobre sequestro de carbono do solo e fluxos de gases de efeito estufa em vários ecossistemas naturais e modificados pelo uso e mudança do uso da terra e pelas práticas e sistemas de manejo agrícola em clima tropical, com destaque para a Amazônia.

Leciona três disciplinas de pós-graduação: Matéria Orgânica do Solo, Agricultura e Aquecimento Global e Biocombustiveis e Mudanças Climáticas Globais.

É membro titular da Academia Brasileira de Ciencias do Brasil, membro externo da Academia da Agricultura da França e membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) desde 1993. É comendador da Ordem do Mérito Cientifico e Tecnológico do Brasil, Cavaleiro da Ordem das Palmas Acadêmicas da França e recebeu certificado do Prêmio Nobel da Paz em 2007 pela atuação no IPCC.

(Envolverde/Agência USP)