Notícia

Folha Cidade

Pesquisador do CDMF é premiado em concurso internacional de imagens científicas

Publicado em 17 novembro 2016

O pesquisador Ricardo Luis Tranquilin, do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF/CEPID), obteve a terceira colocação no concurso internacional de imagens científicas “A.J. Drexel Nanomaterials Institute 2016 NanoArtography”.

 

Com sede no Instituto de Química da Unesp, Câmpus de Araraquara, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN), integrando uma rede de pesquisa entre a Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade de São Paulo (USP) e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).

 

A imagem produzida por Tranquilin, intitulada “Gerbera Flower”, é do material tungstato de Estrôncio e foi obtida a partir da utilização de canhão de emissão de campo – Microscópio Eletrônico de Varredura (FEG – SEM).

 

De acordo com o pesquisador, a imagem busca associar natureza e imagens microscópicas, tanto em suas formas quanto em suas cores, buscando uma convergência entre o mundo microscópico e o mundo comum.

 

As duas primeiras posições do concurso ficaram com os pesquisadores Michael Ghidiu e Ariana Levitt, ambos da Drexel University, com as obras “MXene Library” e “Piezoelectric Nanoyarn Galaxy”, respectivamente.