Notícia

Araraquara News

Pesquisador do CDMF destaca importância da FAPESP em palestra a deputados argentinos

Publicado em 07 outubro 2020

O pesquisador Miguel Ponce, professor da Universidade Nacional de Mar del Plata (UNMdP) e pesquisador associado do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) profere palestra nesta quinta-feira, dia 8, às 15 horas, no Congresso Nacional da Argentina em reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva no âmbito do tratamento de projetos de financiamento do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação. A palestra será transmitida pela TV da Câmara dos Deputados e pode ser acompanhada pelo Youtube no link:

https://www.youtube.com/watch?v=Bx_fkZn9F90

Miguel Ponce vai destacar a importância da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) para o projeto realizado em colaboração internacional para desenvolvimento de um sistema de segurança para aquecedores de gás, composto por sensores de monóxido de carbono e chave automática de corte de gás, produzido por pesquisadores do CDMF. Acidentes por envenenamento por monóxido de carbono causam centenas mortes anualmente na Argentina.

O desenvolvimento dos sensores e dispositivos é resultado de uma parceria entre instituições de Brasil, Argentina, Espanha e Itália, tendo como agências financiadoras a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) e o Ministério de Ciência, Inovação e Universidades da Espanha.

Além de Ponce, também participam do trabalho o diretor do CDMF, Elson Longo, e os pesquisadores associados ao CDMF, Juan Andres, professor da Universidad Jaume I (UJI), Alexandre Zirpoli Simões, professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Leandro Rocha, Pós-doutorando na UFSCar.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).