Notícia

Unesp

Pesquisador discute perspectivas geopolíticas do Atlântico Sul

Publicado em 09 abril 2013

Professor da Unesp de Franca, Héctor Saint-Pierre, esteve em Rio Grande, Tierra del Fuego, Argentina, participando do Seminário Internacional ‘Islas Malvinas y la perspectiva geopolítica de los recursos naturales em América Latina’. O evento buscou discutir as Malvinas e a militarização do Atlântico Sul com reconhecidos especialistas do mundo, inclusive Ignacio Ramonet, diretor de Le Monde Diplomatique.

A atividade, apoiada pela Unesp, discutiu a criação de um Centro Internacional de Estudos sobre as Malvinas e o Atlântico Sul que, provavelmente será inaugurado em novembro.

Dentro da ideia geral de discutir a projeção estratégica das Ilhas, o professor da Unesp falou sobre o Significado estratégico da militarização do Atlântico Sul, levando a discussão além da questão Malvinas,  introduzindo o Atlântico Sul, universo relevante não apenas para Argentina, mas para a América do Sul e para a Costa atlântica da África. 

No período em que esteve no Rio Grande, o intendente local distinguiu Saint-Pierre, por decreto municipal Huésped de Honor (Hóspede de Honra) do município devido à relevância de sua produção acadêmica., como comrova seu currículo sintetizado abaixo.

Informações sobre o seminário
https://www.facebook.com/seminario.malvinas?ref=ts&fref=ts

Saint-Pierre esteve em Rio Grande, Tierra del Fuego, Argentina, entre 3 e 5 de abril

Perfil

Héctor Saint-Pierre é graduado em Filosofia pela Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Possui mestrado em Lógica, Epistemologia e Filosofia da Ciência e doutorado em Filosofia Política pela Unicamp. É pós-doutor pela Universidad Autónoma de México, México e livre-docente na Unesp. É professor nos cursos de História e de Relações Internacionais da Unesp, Câmpus de Franca, São Paulo, e professor adjunto do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas, uma parceria entre Unesp, Unicamp e PUC-SP. É pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) no Brasil e atua como assessor em várias organizações científicas nacionais (CNPq, CAPES, FAPESP) e estrangeiras (CONICET/ Argentina).

Fundou e coordena o Grupo de Estudos da Defesa e Segurança Internacional (GEDES) e dirige o Centro de Estudos Latino-Americanos (CELA), ambos da Unesp. É responsável pelo Observatorio Suramericano de Defensa y Fuerzas Armadas, membro da diretoria da Red de Segurança y Defensa de América Latina (RESDAL) e Coordenador do Grupo Cone Sul (Argentina/Brasil/Chile/Uruguai) do projeto ibero-americano La Administración de la Defensa como Política Pública en Iberoamérica (ADEFAL), sediado em Madrid.

Coordenou o GT Forças Armadas, Estado e Sociedade na Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS), foi co-chair da Seção "Defense, Democracy & Civil-Military Relations" da Latin American Studies Association. Atua, ainda, como membro da Junta Acadêmica ad hoc do Inter-American Defense College. Tem diversos livros publicados, entre eles Controle civil sobre os militares e política de defesa na Argentina, no Brasil, no Chile e no Uruguai e Política armada: fundamentos da guerra revolucionária, pela Editora Unesp.

Assessoria de Comunicação e Imprensa