Notícia

A Cidade On (São Carlos, SP)

Pesquisador de São Carlos assume a vice-presidência de SP da Academia de Ciências

Publicado em 11 agosto 2021

Glaucius Oliva é professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo em São Carlos

O pesquisador Glaucius Oliva, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) foi eleito vice-presidente da regional paulista da Academia Brasileira de Ciências (ABC), no último dia 6.

A eleição foi realizada de forma virtual para a escolha do ocupante do cargo após a morte do professor Oswaldo Luís Alves. O mandato de Oliva, assim como o de toda a diretoria, segue até maio do ano que vem.

Oliva é professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo em São Carlos (IFSC-USP). É coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CIBFar/Cepid) da Fapesp.

Doutorado em cristalografia de proteínas pela Universidade de Londres (1988), seus principais interesses de pesquisa estão centrados em biologia estrutural e química medicinal aplicados ao planejamento e desenvolvimento de novos fármacos, com particular ênfase em doenças infecciosas endêmicas brasileiras. Hoje lidera uma equipe de pesquisas com composição multidisciplinar de físicos, biólogos e químicos. Também tem liderado projetos em colaboração com empresas farmacêuticas nacionais.

Foi diretor (2010) e presidente (2011-2015) do Conselho Nacional e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), bem como fundador e membro do governing board do Conselho Global de Pesquisas (GRC, na sigla em inglês).