Notícia

Unesp

Pesquisador de Franca especialista em defesa é condecorado pelo Exército

Publicado em 19 abril 2012

O professor da Unesp de Franca Hector Luis Saint-Pierre será condecorado com a mais alta honraria conferida pelo Exército Brasileiro: a Ordem do Mérito Militar no Grau de Cavaleiro. A cerimônia ocorrerá hoje (19/04), no Comando Militar do Sudeste, no bairro do Ibirapuera, em São Paulo.

No caso de acadêmicos, a honraria é outorgada em reconhecimento ao mérito de pesquisas que tenham conseguido avançar na área de estudos estratégicos de defesa ou militares. Saint-Pierre é especialista em defesa e estuda, entre outros temas, defesa como política pública; estruturas regionais de defesa; Forças Armadas; história militar da guerra e da estratégia; diálogo entre defesa e diplomacia; segurança internacional; e teoria da guerra. Sua relação com o Exército Brasileiro é como pesquisador, já que este é um de seus objetos de estudo.

 

“Para nosso grupo de estudos, o Gedes (Grupo de Estudos da Defesa e Segurança Internacional), esse é o reconhecimento de muitos anos de silencioso trabalho de vários professores da casa, como Suzeley Kalil Mathias, Samuel Alves Soares e Eduardo Mei, e de professores de outros câmpuss da Unesp e de outras universidades paulistas que também fazem parte do Gedes”, afirma o professor Hector. “Por último, é o reconhecimento da liderança, pioneirismo e vanguardismo da nossa universidade nessa área de estudos”.

 

Perfil

 

O Professor Héctor Saint-Pierre é graduado em Filosofia pela Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Possui mestrado em Lógica, Epistemologia e Filosofia da Ciência e doutorado em Filosofia Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil. É pós-doutor pela Universidad Autónoma de México, México e livre-docente na Universidade Estadual Paulista (Unesp), Brasil. É professor nos cursos de História e de Relações Internacionais da Unesp, Campus de Franca, São Paulo, e professor adjunto do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas, uma parceria entre UNESP, Unicamp e PUC-SP. É pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) no Brasil e atua como assessor em várias organizações científicas nacionais (CNPq, CAPES, FAPESP) e estrangeiras (CONICET/ Argentina).

 

Fundou e coordena o Grupo de Estudos da Defesa e Segurança Internacional (GEDES) e dirige o Centro de Estudos Latino-Americanos (CELA), ambos da Unesp. É responsável pelo Observatorio Suramericano de Defensa y Fuerzas Armadas, membro da diretoria da Red de Segurança y Defensa de América Latina (RESDAL) e Coordenador do Grupo Cone Sul (Argentina/Brasil/Chile/Uruguai) do projeto ibero-americano La Administración de la Defensa como Política Pública en Iberoamérica (ADEFAL), sediado em Madrid.

 

Coordenou o GT “Forças Armadas, Estado e Sociedade” na Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS), foi co-chair da Seção “Defense, Democracy & Civil-Military Relations” da Latin American Studies Association. Atua, ainda, como membro da Junta Acadêmica ad hoc do Inter-American Defense College. Tem diversos livros publicados, entre eles “Controle civil sobre os militares e política de defesa na Argentina, no Brasil, no Chile e no Uruguai” e “Política armada: fundamentos da guerra revolucionária”, pela Editora Unesp.

Assessoria de Comunicação e Imprensa