Notícia

Jornal da Unesp online

Pesquisador de Araraquara participa de conferência do Ano da Química

Publicado em 07 novembro 2011

A Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) realizam quarta (09/11) as duas últimas conferências do Ciclo de Conferência Ano Internacional da Química - 2011. Umas das apresentações tem participação do professor Sidney José Lima Ribeiro, do Instituto de Química da Unesp, Câmpus de Araraquara.

De abril a novembro, a Fapesp e a SBQ promoveram nove encontros com especialistas de universidades de todo o país. Cinco desses cientistas eram da Unesp e contribuíram com a atividade como coordenadores ou conferencistas.

Integração com a medicina

Intitulada "A contribuição de Marie Curie para a ciência e um olhar sobre o papel das mulheres cientistas", a primeira conferência do dia 9, será realizada na parte da manhã, das 9h às 12h. Marie Curie (1867 - 1934) foi uma cientista polonesa radicada na França que se consagrou ao se tornar a primeira mulher laureada com o prêmio Nobel de Química, em 1911. O centenário desse marco histórico fez com que a Unesco e a União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac) escolhessem 2011 para celebrar o Ano Internacional da Química.

A segunda apresentação tem como tema "A química inteligente a serviço da medicina" e será realizada na parte da tarde, das 14h às 18h, e tem Ribeiro como um dos conferencistas. Durante o evento, serão exemplificados aspectos da química fundamental que apresentam forte integração com os últimos avanços da medicina. Para ter mais detalhes, o site do Ciclo de Conferências é http://www.fapesp.br/6167.

Assessoria de Comunicação e Imprensa