Notícia

Mais Interior

Pesquisador da UFSCar lança livro sobre a imigração brasileira em Portugal (1 notícias)

Publicado em

Ag. Mais Interior

São Carlos - Obra, que reúne artigos de pesquisadores brasileiros e portugueses, é a primeira publicada sobre o tema

O professor e pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Igor José de Renó Machado acaba de lançar uma coletânea inédita de artigos sobre a população brasileira residente em Portugal.
Segundo Renó, o livro — intitulado "Um mar de identidades: A imigração brasileira em Portugal" — é a primeira produção existente sobre o tema. "Esta é a primeira produção sobre a imigração brasileira em Portugal. Há pesquisas, inclusive portuguesas, sobre imigrantes de outros países, mas nenhuma em relação ao Brasil. E isto é surpreendente, especialmente se considerarmos o peso da imigração brasileira em Portugal e que este país serve como uma ponte para as pessoas, posteriormente, se deslocarem a outras regiões da Europa", comenta Machado.
A coletânea apresenta artigos de pesquisadores brasileiros e portugueses, divididos em duas partes principais. Primeiramente, o livro traz alguns trabalhos mais informativos, com dados sobre o mercado de trabalho português, a legislação e características censitárias do País. Posteriormente, a obra se dedica a pesquisas etnográficas, com vários recortes de Portugal, como a vida dos brasileiros no Porto, em Lisboa, as mulheres brasileiras em Portugal e alguns outros grupos. "Acredito que o livro, da forma como se configura, apresenta grande valor pelo fato de que, nos últimos cinco anos, a imigração brasileira tornou-se o maior fluxo em Portugal e, mesmo assim, os grupos de brasileiros que lá se formam ainda são muito pouco estudados", diz o professor.
O livro começou a ser idealizado após a tese de doutorado produzida — com apoio da Fapesp — por Machado. "Desde 1998, venho realizando pesquisas sobre a imigração brasileira em Portugal, mas esta coletânea começou a ser gestada de fato nos últimos três anos, a partir de diálogos com vários pesquisadores brasileiros e portugueses", comenta.
Segundo o idealizador do material, a produção destina-se a dois públicos diferentes. Em primeiro lugar, o público acadêmico poderá conferir um trabalho completo sobre uma importante faixa da imigração brasileira, além de conferir algumas considerações sobre identidade no mundo atual.
Além disso, há também temáticas de interesse do público em geral, principalmente aqueles que se interessam por morar fora do Brasil. "Além do público acadêmico, o livro tem a peculiaridade de ser muito interessante a possíveis pretendentes à imigração, principalmente porque narra um cenário de muita dificuldade e um processo bastante difícil de adaptação dos brasileiros fora do País", considera o autor.
O livro "Um mar de identidades: A imigração brasileira em Portugal" foi lançado pela Editora da UFSCar (EdUFSCar) no último dia 19 de março. Para mais informações ou para adquirir a coletânea, basta acessar o site www.editora.ufscar.br ou ligar para (16) 3351-8137.