Notícia

Revista Sustentabilidade

Pesquisador da FUSCar devesenvolve sistema que usa aquecimento solar para ventilar edifícios

Publicado em 03 maio 2011

O engenheiro e professor universitário Maurício Roriz e os alunos Fernando Sá Cavalcante e Letícia de Oliveira Neves, do faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), estão desenvolvendo um projeto de ventilação natural que trabalha com a convexão do ar causada pelas diferenças de calor dentro de um edifício, informou a Agência Fapesp.

Num trabalho de doutorado que iniciou-se em 2008 com um estudo anterior e deve terminar em 2012, com apoio financeiro da Fapesp, visa estudar a eficiência do projeto em prédios térreos de dois modelos do equipamento desenvolvidos em pesquisa anterior.

A proposta é reduzir o consumo energético dos edifícios.

Segundo a Agência Fapesp, a chaminé solar, como é conhecido o processo, funciona com a coleta de raios solares cujo calor é condensado por uma placa metálica. O ar quente de sobe pela chamine cria uma movimento que puxa ar fresco pelas aberturas inferiores.

Segundo Roriz, acrescenta que esse ar-condicionado natural se baseia no chamado “efeito chaminé”: no interior da estrutura, o ar aquecido se torna mais leve e tende a subir, aspirando o ar dos ambientes e substituindo-o pelo ar exterior, mais puro e geralmente mais confortável, particularmente nos climas típicos do Brasil.

Roriz tem pesquisado ventilação natural e conforto térmico por vários anos.